Fazer uma bolsa em casa não é tão difícil assim, viu?
E mais: fazer uma bolsa usável, além de não ser difícil é uma delícia!
Aprenda a fazer um porta-absorvente usando tecido
Veja como fazer uma carteira de tecido
Quer aprender? Separe o material e vem com a gente!
Você vai precisar de:
- 50 cm de tecido de algodão cru
- 30 cm de tecido de algodão liso
- 50 cm de tecido de algodão floral miúdo
- 30 cm de tecido de algodão floral claro
- 50 cm de manta soft
- Base de corte
- Cortador circular
- Réguas para patchwork
- Máquina de costura
- Linha para quilting
- Ferro de passar
- Vira viés
- Linha
- Tesoura
- Agulha
Modo de fazer:
Usando o cortador circular e também a base de corte, corte duas tiras de tecido medindo 4,5 cm de largura do tecido com estampa floral miúdo, do tecido sem estampa e do tecido estampado com flores, de cor clara.
Usando agora a máquina de costura, una as tiras, sempre deixando o lado direito com o lado direito e montando assim um trio. Passe tudo a ferro.
Ag0ra, ainda com o cortador circular e também com a base de corte, corte o trio de tiras, sempre a cada 10 cm. Serão formados 20 bloquinhos de 10 x 10 cm. Aí acerte a medida caso seja necessário.
Na máquina de costura, junte cinco blocos de três tiras. Aí coloque-os de forma que os desenhos fiquem intercalados, ou seja, um bloco na horizontal e outro bloco na vertical. Repita este mesmo passo mais uma vez.
Na máquina de costura, junte três blocos de três tiras e coloque-os de forma oposta às fileiras montadas no passo anterior, ou seja, comece com o bloco na horizontal e continue intercalando tudo. Repita este mesmo passo mais uma vez.
Pegue agora uma tira de cada uma das fileiras de blocos já montados. Usando alfinetes, junte as pontas laterais dos tecidos. Passe uma costura à máquina para poder uní-las.
Continue a juntar todas as fileiras, alternadamente, até que possa formar um retângulo medindo 44 x 36 cm.
Agora, usando o cortador circular e também a base de corte, corte o tecido floral com flores miúdas em um retângulo medindo também 44 x 36 cm.
Junte o lado direito com o lado direito de uma das laterais de retângulos e do retângulo com estampa floral cortado no passo anterior.
Coloque o tecido sobre a manta soft.
Usando a linha e a agulha, alinhave o tecido para poder dar firmeza ao trabalho. Usando a linha para fazer quilting e também a agulha, faça o quilting no centro das tiras florais e claras e também as tiras lisas.
Dobre a bolsa pela metade, de forma que possa deixar o lado da malta virado para o lado da fora. Então, à máquina, una todas as laterais.
Faça também uma dobra na lateral inferior do tecido de cor crua. Aí, com a régua e o lápis, faça um risco no sentido horizontal, a 5 cm da ponta dele. Passe uma costura em cima desta marcação, à máquina.
Então, usando novamente o cortador circular e a base de corte, meça e corte um retângulo medindo 44 x 70 cm do tecido de cor crua. Dobre este tecido ao meio e, usando novamente a máquina, una uma lateral à outra.
Faça uma dobra na parte inferior da bolsa e usando a régua e o lápis, faça um risco na horizontal, a 5 cm da ponta. Passe uma costura à máquina em cima desta marcação e, usando a tesoura, corte toda a sobra de tecido que ficar nesta ponta.
Vire agora a bolsa para o lado direito do tecido e coloque o forro dentro.
Alfinete, agora, tal como indica a imagem, quatro pequenas pregas na parte de cima da bolsa e repita isto no outro lado dela.
Para poder formar as alças, corte mais duas faixas do tecido de algodão claro, no liso e também no tecido de cor crua. Intercale todos, deixando o liso e o floral, sempre deixando lado direito com lado direito e depois costure as laterais deixando uma margem de 0,75 cm de cada lado deles.
Usando agora o vira-viés, vire a alça da bolsa para o lado direito e, com ambas as tiras, faça um nó.
Usando o cortador circular e também a base de corte, corte uma tira do tecido estampado com flores miúdas medindo 10 x 70 cm para fazer o viés. Dobre horizontalmente pelo meio e passe-o com o ferro. Posicione as alças nas laterais da parte de fora da bolsa e alfinete tudo, junto com o viés. Repita com as outras alças e passe uma costura em toda a abertura da parte de cima da bolsa.
Agora vire a bolsa do lado avesso e dobre metade do viés pra parte de dentro dela. Aí então, usando agulha e linha, faça pontos invisíveis para terminar a parte de cima da sua bolsa.