Que tal ter uma sapatilha confortável para usar dentro de casa, para relaxar?
Veja como fazer uma manta de tecido de patchwork
Aprenda a fazer um porta-moeda em tecido
E que tal poder fazer isso aí mesmo na sua casa?
Você vai precisar de*:
- Fita de cetim preta nº 1
- Fita de cetim xadrez rosa e branca de 5 mm
- Tecido Soft na cor rosa
- Tecido de algodão rosa-claro com poás brancos
- Linha para bordar preta
- Linha comum branca
- Fita-flor de voile preto, da Najar
- Tesoura
- Lápis
- Pistola de cola quente
- Agulhas sem ponta e tradicional para costura
- Alfinetes
- Fita métrica
- Contas de acrílico rosa
- Máquina de costura
- Tinta relevo glitter, da Squizz
- Moldes (que você pode baixar clicando aqui)
* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.
Modo de fazer:
Usando o lápis, transfira cada um dos moldes para os tecidos reservados da seguinte maneira: para o tecido de algodão e para o soft, os moldes de número 1 e 2. Já o molde de número 3, transfira para o tecido de algodão, somente. Depois corte cada um deles, seguindo bem o risco do molde.
Agora, com a máquina de costura, costure o tecido com bolinhas do lado avesso na parte de cima do tecido soft, lembrando de deixar uma sobra de 1 cm sem costura.
Usando o lápis e também a fita métrica, meça e risque uma tira medindo 3 x 45 cm no tecido de bolinhas e aí recorte-o em viés, de forma que possa fazer o acabamento da parte de cima da sua sapatilha.
Na máquina, coloque o viés pelo lado avesso no tecido soft, de forma que assim possa fazer todas as bordas da sapatilha.
Dobre então o viés para o lado de dentro da sapatilha e aí faça o acabamento com pontos invisíveis usando, para isto, agulha e a linha branca. Para que ele não dê errado, siga sempre esta dica: no lado interno da costura, puxe um pouco de fibra, o suficiente para que possa conseguir um ponto firme. Não dê um ponto fundo o suficiente para atravessar o material.
Aí então, usando agulha e linha, faça um alinhavo por toda a volta da parte de cima da sapatilha. Depois disso, puxe a linha, de forma que ela possa ficar do mesmo tamanho da sola da sua sapatilha.
Agora, com alfinetes, prenda todos os lados do tecido com a sola e aí leve tudo à máquina, para poder costurar e firmar bem a sapatilha.
Vire a peça do avesso e aí, usando a agulha e linha para fazer o bordado, pesponte tudo nos contornos da parte do tecido rosa com bolinhas.
Puxe a linha que fica ao lado da fita-flor para poder franzi-la e formar um laço com ela. Depois, amarre-a com um nó na parte de trás dela. Prenda também as contas nas pontinhas da fita e feche tudo com um nó. Agora, com a fita rosa xadrez, faça um laço duplo.
Corte também um metro da fita de cor preta e usando uma agulha sem ponta, passe por dentro do viés da sapatilha. Usando a pistola de cola quente, cole o laço feito antes na parte da frente da sapatilha.
E para finalizar, faça várias bolinhas com a tinta glitter para tornar a sola dela antiderrapante.