Que tal aprender a fazer uma lixeira de tecido para deixar na borda da mesa do seu escritório?
Aprenda a fazer um cachorro com a técnica do patchwork
Veja como fazer seus próprios porta-retratos
E se você puder fazer tudo à mão usando retalhos de tecido?
Você vai precisar de*:
- Régua para patchwork
- Cortador circular para patchwork
- Placa de corte
- Tesoura
- Tecidos estampados e coloridos
- Manta acrílica
- Cola quente
- Alfinetes
- Botões grandes
- Areia higiênica para gato
- Fita decorativa
- Linha para costura (na cor que combine com os tecidos utilizados)
- Agulha
- Ferro de passar
- Máquina de costura
- Lápis
- Plumante
- Argolas de plástico pequenas
- Pauzinhos para patchwork
* Os materiais aqui relacionados e suas marcas servem apenas como sugestões, sendo, então, a marca de sua preferência perfeitamente adaptável para a execução do seu projeto.
Modo de fazer:
Usando a régua para patchwork e também a tesoura, recorte dois tecidos medindo 30 x 26 cm. Usando a placa de corte e também o cortador circular, corte dois pedaços de manta acrílica medindo 31 x 27 cm. Aí, à máquina, costure também os tecidos sobre as mantas com o ponto do tipo zigue zague.
Com a tesoura, recorte todas as sobras da manta acrílica de cada uma das peças feitas no passo anterior. Coloque as duas lado direito com lado direito. Usando a máquina, costure ambas em formato em U, deixando, apenas, uma abertura na parte de cima da peça.
Ainda usando a tesoura, recorte mais dois retalhos de outro tecido medindo 30 x 26 cm para poder fazer o forro. Posicione as duas peças, lado direito com lado direito e costure as duas em formato de U.
Com a régua para fazer patchwork meça 6 cm² nos cantos de baixo das peças e risque todas as medidas usando o lápis. Aí, usando a tesoura, recorte todas as partes como mostramos na foto.
Agora, junte as pontas maiores da área que foi recortada e costura as duas juntas, à máquina. Aí junte também as outras partes e costure juntas, de forma que todas elas se encontrem e possam formar um saquinho, tal como indica a foto.
Repita este mesmo procedimento do passo 5 com o tecido que for usado para fazer o forro da peça.
Para poder formar as alças, recorte mais duas tiras medindo 30 x 7 cm do tecido que foi utilizado no passo 1. Dobre as duas tiras de forma que os dois lados direitos do tecido se encontrem, tal como indica a imagem. Aí então costure pelo lado avesso, de forma que possa deixar uma pequena abertura e aí desvire. Recorte mais 8 cm de cada uma das alças e aí reserve a peça.
Agora, para formar a lixeira, coloque o forro e também as alças maiores pela parte de dentro da peça, aí costure as bordas. Veja que as pontas devem ficar para fora, tal como mostra a imagem.
Para as almofadas, recorte de dois tecidos com estampas diferentes as medidas de 18 x 14 cm e também uma outra de 12 x 12 cm. Reserve as peças.
Passe então as alças de 8 cm (feitas no passo 7) pelas duas argolas de plástico e costure as pontinhas. Aí, para montar a almofada de tamanho maior, costure as duas alças no tecido medindo 18 x 14 cm, na mesma distância que você costurou as alças da lixeirinha. Aí então coloque o outro tecido de tamanho igual em cima da peça, lado direito com lado direito. Costure os dois elementos, deixando pra ela uma pequena abertura.
Desvire a almofada e aí, com a areia higiênica, preencha toda a peça e feche a abertura com a mão.
Para poder montar a almofada de tamanho menor, coloque os tecidos de tamanho 12 x 12 cm, lado direito com lado direito, e costure ambos à máquina, deixando novamente uma pequena abertura. Preencha esta almofada com o plumante e arremate a costura, costurando à mão.
Descosture, então, uma parte do forro da lixeira e desvire a peça, dobrando a borda. Passe então as alças das peças pelas argolas da almofada, tal como indica a imagem.
Aí então, à mão, pregue um botão bem no centro da almofada de tamanho menor, puxando bem a linha para poder apertar bem a peça. Para prender as alças, pregue um botão em cada uma delas. Aí, com a fita decorativa, faça um pequeno laço e fixe-o na borda da lixeira com a cola quente.