Sua festa junina pode ganhar sabores inusitados entre os tradicionais quitutes da época.
Veja uma sugestão de cardápio para sua festa junina
Aprenda a fazer o famoso petit gateau em sua casa
Que tal uma trufa de quentão, ou bolinhos de fubá feitos individualmente? É tanta coisa deliciosa que você vai ficar em dúvida sobre o que deve fazer antes!
Broinha de fubá
Você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (de chá) de leite
- ½ xícara (de chá) de óleo
- 1 colher (de chá) de sal
- 2 colheres (de chá) de semente de erva-doce
- 2 xícaras (de chá) de fubá
- 1 e ½ xícara (de chá) de polvilho doce
- 2 ovos
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó
- Manteiga (para untar)
- Fubá (para polvilhar)
Modo de fazer:
Comece misturando o leite condensado, o leite, o óleo, o sal e as sementes de erva-doce e leve esta mistura ao fogo. Tão logo iniciar a fervura, acrescente todo o fubá já peneirado junto com o polvilho doce, também já polvilhado. Mexa sempre, tomando o cuidado para que não empelote e até que desprenda do fundo da sua panela (que, sendo antiaderente, já vai te ajudar neste processo). Feito isto, com bastante cuidado para não se queimar, vire a mistura em um recipiente e junte, então, os ovos, um por um. Mexa bem a cada vez que adicionar um novo ovo. Então reserve esta mistura para esfriar e aí adicione o fermento, misturando mais delicadamente. Coloque a massa toda em um saco de confeiteiro e, em uma assadeira já juntada com manteiga e polvilhada com fubá, faça seus bolinhos. Depois é só levar ao forno, já pré-aquecido e em temperatura média para assar até que fiquem dourados.
Trufa de quentão
Você vai precisar de:
Para o recheio trufado
- 500 g de chocolate ao leite
- 1 xícara (de chá) de creme de leite sem soro
- 3 colheres (de sopa) de conhaque
- 2 colheres (de sopa) de gengibre ralado
- 1 colher (de café) de canela em pó
- 1 colher (de café) de cravo em pó
Para a cobertura
- 800 g de chocolate meio amargo
- 1 colher (de café) de chocolate em pó
Modo de fazer:
Para começar, pique todo o chocolate ao leite separado para o recheio e derreta-o em banho-maria até que não sobre nenhum pedaço inteiro. Acrescente, então, aos poucos, os demais ingredientes e mexa sempre, para obter uma massa bem homogênea e livre de grunhos. Quando terminar, cubra a massa e leve-a até a geladeira, deixando que fique lá até que esfrie completamente e fique bem firme. Quando retirar da geladeira, comece a modelar as trufas, untando sua mão com um pouco de margarina e fazendo bolinhas, do tamanho que preferir. Deixe-as em uma assadeira untada ou coberta com folhas de papel manteiga. Quando terminar de enrolá-las, pique a cobertura de chocolate separada para esta etapa e derreta, tal como antes, em banho-maria. Tão logo fique bem fluído, passe as trufas dentro desta cobertura de chocolate, com a ajuda de um garfo. A cada vez que banhar uma trufa ali, de suaves batidinhas na borda da panela para que a cobertura escorra e o bombom fique com a casquinha de chocolate bem uniforme e bonita. Feito isso, coloque o bombom em cima de uma cobertura lisa, como o fundo de uma assadeira ou uma pedra de granito ou mármore e deixe-o descansar até que seque completamente.