Não seria uma boa provar um bolo que não contenha trigo? O quitute fica muito mais leve, saboroso e molhadinho.
De modo especial, o Arteblog selecionou duas receitas para você aproveitar e fazer durante o feriado do carnaval. Aprenda agora a fazer bolo de fubá e bolo de trigo, ambos como ensinam as tradicionais receitas da vovó. Prepare e prove agora mesmo os bolos que possuem uma consistência muito cremosa!
Bolo de fubá:
É uma delícia, além de ser muito fácil de fazer. Confira o passo a passo:
Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de leite
- ½ colher de sopa de erva doce
- 1 xícara de chá de fubá (de preferência amarelo)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de trigo
- 3 ovos
Modo de preparo:
Em uma batedeira, bata os ovos e o leite condensado até que se forme um creme uniforme. Acrescente a manteiga e bata novamente até que a massa fique um pouco mais clara. Aos poucos, junte o queijo parmesão ralado, o fubá e a farinha de trigo. Bata até obter uma mistura homogênea.
De maneira muito lenta, acrescente o leite e não pare de bater. Por fim, coloque o fermento em pó e a erva doce. Bata de novo. Coloque em uma forma untada com margarina e polvilhada com fubá. Asse em forno preaquecido por cerca de 25 minutos. Desenforme, aguarde esfriar e sirva. Está pronto!
Bolo de milho cremoso sem trigo:
Já bolo de milho é muito fácil e rápido de fazer. Observe:
Ingredientes:
- 1 lata de milho
- A mesma medida de leite
- A mesma medida de óleo
- A mesma medida mais a metade de açúcar
- 3 colheres de sopa de queijo ralado
- 8 colheres de sopa de flocos de milho
- 3 ovos
- 1 colher de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Em um liquidificador bata os ovos e vá acrescentando os demais ingredientes, com exceção do fermento. Quando a massa ficar homogênea acrescente o fermento e bata um pouco. Unte a forma e asse por cerca de 40 minutos. Está pronto!
Você sabia?
O fubá significa “farinha”. Ele é, como o próprio nome diz, a farinha feita com milho ou com arroz moído. Muito usado na nossa culinária, de modo especial, ele é aplicado nas receitas de bolos, mas também em outros quitutes. Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, porém passou a ser utilizado mais de modo mais intendo no século XVIII pelos tropeiros, pois eles substituíam muitas vezes a sua farinha de mandioca.
O milho é um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais, pois possui ótimas qualidades nutricionais, como vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio). Além disso, tem um alto teor de carboidratos e é energético (cada 100 gramas de milho possui cerca de 100 calorias).