Que a tecnologia existe para tornar a vida mais fácil, todo mundo sabe. Aprender como proteger o nosso corpo dos malefícios que a tecnologia pode causar (nessa hora é importante verificar a postura em que você se encontra ao fazer uso do seu computador ou tablet e até a ergonomia de cada equipamento) e também proteger o gadget (que sempre é um investimento financeiro um tanto substancioso), é sempre uma boa forma de garantir que todo o investimento tecnológico vai mesmo tornar nossa vida mais fácil ao invés de torná-la mais difícil do que era antes da aquisição.
Quer aprender a usar tecido no artesanato? A gente ensina como aqui
Hoje trouxemos para você uma dica fantástica para fazer sua própria capa para seu tablet. Ela ajuda a deixar ele sempre protegido de arranhões e eventuais quedas e ainda deixa-o super estiloso, uma vez que você pode usar qualquer tipo de tecido que queira para aplicar a técnica da cartonagem.
A dica vem da artesã Elaine Iorio, mas você pode repeti-la tranquilamente em casa, uma vez que todos os materiais utilizados podem ser encontrados em lojas especializadas em artesanato e em qualquer cidade que conte com uma boa loja.
Vamos aprender então? Separe o material que indicamos e coloque já as mãos a obra. Certamente você vai ter um gadget muito mais estiloso e sempre protegido.
Você vai precisar de:
- Kit de cartonagem com partes de papel höller, papel-cartão e kraft;
- Hidro miçangas nas cores pérola-negra, amarelo-ouro e prata-metálica;
- Cola branca;
- Cola instantânea;
- Espátula;
- Pincel de cerdas duras;
- Rolinho de espuma;
- Régua;
- Fio de cabelo;
- Tecidos nas cores marrom com poás e azul estampado;
- Elástico combinando com a escolha dos tecidos;
- Fita-crepe;
- Tesoura;
- Estilete de precisão;
- Fita métrica;
Modo de fazer:
Comece usando a fita métrica para medir o tamanho do seu gadget. Recorte o papel höller, deixando pelo menos 10 cm de sobra em cada lateral. Agora, utilizando o pincel, cole dois pedaços de kraft nas bordas usando a cola branca, atentando para deixar 3 cm de sobre de papel na lateral. Do lado esquerdo, é preciso deixar um espaço de 1,8 cm e colar o papel höller menor. Do lado esquedo, é preciso deixar o espaço de 1,8 cm e colar um papel höller de tamanho médio. Agora é só colocar as outras partes, intercalando o papel kraft com uma distância de 6 mm entre cada um. Reserve até que seque.Utilizando o pincel e a cola branca, fixe dois pedaços de kraft nas laterais, deixando uma sobra de papel de 3 cm. Do lado esquerdo, deixe a medida de 1,8 cm e cole o papel höller menor. Do lado direito, deixe a medida de 1,8 cm e cole um papel höller médio. Cole as outras partes, intercalando o papel kraft com uma distância de 6 mm entre eles. Reserve.
Colocando o tecido marrom do lado avesso, cole três partes iguais de papel cartão, com o auxílio do rolinho. Deixe entre cada pedaço de papel 6 mm. De sobra nas laterais, deixe 2 cm de tecido como sobra. Na parte de baixo, deixe 4 cm de sobra de tecido. Reserve e deixe que seque.
O papel cartão menor deve ser colado com a cola branca e o auxílio do rolinho na parte de trás do tecido marrom, tal qual feito antes. Deixe a parte de baixo com 4 cm de sobra de tecido e as partes laterais com 2 cm de sobra. Reserve e deixe que seque.
Para a base interna, é preciso que cole o pedaço de papel höller na parte de trás do tecido marrom, deixando 2 cm de sobras nas laterais. Reserve e deixe que seque também.
Utilizando o rolinho, passe cola pela peça que foi confeccionada já no primeiro passo e coloque o tecido estampado, deixando sempre 2 cm de sobra de tecido em cada lateral. Faça todos os vincos nas junções dos pedaços de papel utilizando a espátula para que fiquem bem marcadas. Utilizando o fio de cabelo, corte as laterais.
Utilizando o pincel e ainda esta parte feita no passo anterior, passe cola nas laterais das sobras de tecido e vire-as para dentro para dar um bom acabamento.
Na peça feita no passo dois, passe cola na parte de dentro, na sobra do tecido que ficou na lateral e dobre-a para dar um bom acabamento. Repita o mesmo procedimento na peça 3 e deixe que seque.
Utilizando a peça formada no segundo passo, passe cola na sobra do tecido e dobre para dentro. Repita o mesmo passo na peça formada no terceiro passo. Meça o centro da peça 2 e coloque o fechador.
Pregue o elástico nas laterais com a cola instantânea. Utilize o fio de cabelo para medir, para que tudo fique bem uniforme.
Utilizando a cola branca e a cola instantânea para o reforço, cole a parte com o botão na parte com elásticos e do outro lado cole a outra parte, com os vincos. Feche a capa e coloque a outra parte do fecho.
Utilizando a hidromiçangas, decore toda a parte do tecido estampado com bolinhas. A posição da caneta deve ser sempre a vertical para que elas fiquem bem bonitas e uniformes. Deixe secar por cerca de uma hora para que elas não amassem. Esta etapa é importante para que o tecido não escorregue quando você quiser usar a capa como suporte para o uso do tablet.
Dicas:
Usar o tablet sem a capa pode ser bastante desconfortável, principalmente na hora de digitar alguma coisa. Por isso, quanto mais bolinhas de hidromiçangas a capa tiver, melhor ela será, uma vez que as partes dobráveis formam um suporte para o tablet ficar em uma posição ergonômica para a digitação. Para dobrar, é só enrolar a parte da frente da capa para trás. Ela formará um triângulo que não vai escorregar por conta das bolinhas feitas como decoração.
A capa serve para manter o tablet longe de poeira e de outras coisas que podem arranhar sua tela, mas é indispensável ter sempre uma flanela para limpá-lo da gordura dos nossos dedos.