Muito se fala a respeito de sustentabilidade. O mundo todo prega uma cultura que abandone velhos hábitos de desperdício de material para que nos habituemos a empregar a reciclagem de objetos que originalmente iriam parar no lixo.
Selecionamos algumas ideias para você reciclar de modo fácil, divertido, prático e bonito os mais variados tipos de garrafas. Pode ser pet, de vidro, de água ou até mesmo suas respectivas tampas.
Confira as sugestões para reciclagem:
Dando novo destino para tampas de garrafa:
Cobrindo a mesa com um mosaico de tampas:
recomendamos este artesanato para mesas que decorem espaços mais divertidos da casa, como o jardim, a churrasqueira, a varanda.
Neste trabalho acima foram usadas tampas de garrafas de vidro de cerveja e refrigerante. A cola que vai servir para grudar depende do material em que é feita a mesa, pode variar entre uma simples cola para madeira, ou um rejunte para azulejo, ou um cimento bem mole.
Jogo de damas com tampinhas:
Desperte na criançada o gosto pelos objetos recicláveis e a importância de se reaproveitar o lixo que não é lixo. Este trabalho é facilmente feito pelos pequenos.
Use dois tipos de papel para fazer a base do jogo, trance tudo usando tiras de papel e grude com cola quente. Use tampas de garrafas de vidro para servir de peça.
Jogo da memória:
Crianças não tão grandinhas adoram este jogo! Faça as pecinhas usando tampas um pouco maiores, como aquelas encontradas em garrafas de plástico de leite de um litro.
Mosaico colorido:
Este lindo mosaico foi feito exclusivamente com tampas de garrafas pet. Para isso, pintou-se cada uma delas com uma mistura de três partes de tinta guache ou acrílica para uma parte de cola branca escolar. Se você tiver paciência e não quiser pintar as tampinhas, é só juntar as cores desejadas, peça para parentes e amigos guardarem as tampas para você.
Sugestões de reaproveitamento de garrafas para o seu jardim:
Reutilize o garrafão de água de 20 litros:
Este tipo de embalagem tem um tempo máximo de vida útil. Por serem constantemente manuseadas, estas garrafas sofrem com rachaduras e ficam imprestáveis. A solução é reciclar. Se você quer plantar algo grande, corte o garrafão um pouco acima do meio e coloque terra até o gargalo. Depois, para que a água vaze com facilidade, pendure um funil feito com garrafa pet com tampa e um pedaço de barbante forte.
Plantar em pequenos espaços não requer trabalho. Use garrafas de cinco litros de água e cultive o que desejar. Sem sujeira e sem incômodo!
Horta no muro do lar doce lar do Programa Caldeirão do Huck:
Na atração, as residências são reformuladas com as lindas e grandiosas ideias do arquiteto Marcelo Rosenbaum e sua equipe. Na imensa maioria das vezes, as casas recebem projetos bem inovadores para garantir economia de energia, captação da água da chuva e outras soluções criativas e bem sustentáveis. Para que você aprenda e consiga executar sozinho a ideia, hoje nós selecionamos uma novidade bem fácil que foi usada em várias casas do Lar Doce Lar. É a mini horta feita com garrafas pet que ficam presas à parede. Veja aqui.