Já pensou no quanto de papel você gasta por mês utilizando papel toalha? Em um único rolo você gasta 60 folhas. Digamos que use-os para limpar pratos dos restos de comida para facilitar depois a lavagem dos mesmos. Serão usados pelo menos um papel toalha para cada prato que for utilizado.
Digamos também que você tenha adquirido o hábito de limpar algumas partes da cozinha com ele. Serão mais dois ou três utilizados.
Reciclagem de sacolas: aprenda a fazer uma linda embalagem para presente
Leia: lixo e reciclagem – o que você deve saber sobre
Tal como guardanapos, o papel toalha quando utilizado exige mais empenho para ser reciclado do que o seu descarte gera de impacto. Portanto, a cada vez que você utiliza um e descarta com o lixo comum, está aumentando ainda mais o volume de lixo na sua cidade. Se fossem utilizadas as toalhas que você pode fazer em substituição ao papel toalha, este impacto seria minimizado, uma vez que o tecido pode ser lavado e terá mais tempo de utilização do que um único momento.
E além disso, tal como qualquer outro tipo de artesanato, elas são inovadoras e eu, honestamente, até hoje não vi em feiras e nem em anúncios. Portanto, este ainda é um mercado que pode ser explorado. E por não ter ainda sido exposto, você pode iniciar em sua cidade o começo de uma revolução ecológica e ainda gerar renda através disto!
E a parte mais legal de tudo isso é que você pode usar tecidos reciclados para confeccionar as toalhas. Já são muitas as opções no mercado de tecidos e algumas já são estampadas. E, caso não encontre nada estampado, você sempre tem a oportunidade de fazer algo mais clean vou ainda de exercitar ainda mais seu potencial artístico. Com um pincel e tinta para tecido na mão, tudo pode se tornar ainda mais bonito.
Então, que tal começar a se preparar para deixar de vez na prateleira do supermercado as toalhas de papel? Reúna já o material indicado e comece já a colocar as mãos para trabalhar!
Você vai precisar de:
- Tecido
- Tecido felpudo
- Fio
- Tesoura
- Marcador para tecido
- Botão (macho e fêmea)
- Colocador de botão
Modo de fazer:
Posicione o tecido felpudo em cima de uma superfície confortável para você trabalhar. Em cima dele, coloque o tecido estampado com o avesso para cima.
Na máquina de costura, una as duas partes, deixando uma borda livre de costura para poder desvirar o tecido.
Ele deverá ficar assim, com uma borda aberta.
Desvire-o.
Ele deverá ficar deste jeito.
Agora, costure a parte que estava livre.
- Agora, para colocar os botões, proceda da seguinte maneira: meça 1 cm de cada lado de uma borda e posicione um botão fêmea na parte estampada.
- Na outra borda deste mesmo paninho, coloque também um botão fêmea, medindo 1 cm de cada lado, tal como foi feito neste lado.
- Este paninho deverá “grudar” no próximo paninho, tal como em um rolo convencional de papel toalha.
- Então, para que isto ocorra, coloque um botão macho pelo lado felpudo, de modo que a saída dele fique virada para o lado estampado.
- Assim, o lado felpudo prende em cima do lado estampado.
- Neste mesmo paninho, coloque outro botão fêmea, tal como foi feito no primeiro.
- Assim, cada uma das pontas dos paninhos terá um botão e cada lado terá um par de botão fêmea e um par de botão macho.
- O fêmea sempre é colocado pelo lado estampado – com a saída para o lado felpudo – e o macho sempre colocado pelo lado felpudo, com a saída para o lado estampado.
Agora é só finalizar, colocando o seu rolo novo no porta papel toalha!