A madrepérola é um dos artefatos mais antigos que se conhece. Ela tem um aspecto interessante por conta da sua vasta gama de colorações, que são sempre peroladas, formando um lindo conjunto entre cor e tipo de cor.
Ela foi sempre muito utilizada em quadros, ornamentos e adereços, até mesmo aqueles ostentados pela realeza ao longo do tempo.
Aprenda a fazer um colar triplo de pérolas
Veja como fazer um colar com metais e pérolas
Hoje é bem acessível e pode ser encontrada em peças em qualquer loja especializada em bijuterias. E claro, você também pode utilizá-las em suas próprias composições, incluindo esta que sugerimos hoje
Ela une o couro ou o fio de camurça com a madrepérola, formando um grande colar versátil e destes que serão desejados indefinidamente por suas amigas. E isto, claro, já sugere que você pode ganhar dinheiro também aplicando a técnica e a exibindo por aí, né?
Então, vamos logo partir para o passo a passo e ver como garantir férias ainda mais gostosas?
Colar de madrepérola
Reúna o material e divirta-se fazendo este colar clássico. Ele pode acompanhar camisas e vestidos, desde aqueles mais sociais, até os mais casuais.
Você vai precisar de:
- Pastilhas de madrepérola tamanho pequeno
- Pastilhas de madrepérola tamanho médio
- 40 cm de corrente grossa de elo de guaraná ouro-velho
- 83 cm de corrente fina de elo de guaraná ouro-velho
- Elos ovais de ouro velho
- 54 cm de fio de camurça na cor creme ou de couro de cor clara
- Terminais em ouro-velho
- Conjunto de alicates
Modo de fazer:
Divida a corrente em sete partes, desentortando os elos que separam uma parte da outra, utilizando para isso o alicate de bico fino. Os pedaços devem ter 5, 8, 10, 22, 13, 19 e 6 centímetros.
O fio de camurça ou a tira de couro devem ser cortados em pedaços que sigam o seguinte esquema: três pedaços de 8 cm, 3 pedaços de 12 cm, 3 pedaços de 5 cm, 3 pedaços de 11 cm e seis pedaços de 9 cm. Junte três pedaços iguais e una-os através das pontas utilizando terminais. Repita o processo com os outros fios.
Utilizando um elo, junte 5 cm de corrente fina ao terminal dos fios de 9 cm. Junte também a corrente de 8 cm ao fio de 13 cm, unindo à sequência anterior, em que foram juntados fios de 9 cm e corrente de 5 cm.
Junte os fios de 10 cm à corrente de 9 cm. A isto, junte o conjunto de 5 cm à corrente de 22 cm. Junte também o conjunto de 9 cm à corrente de 14 cm e depois, o conjunto de fios de 9 cm, a corrente de 19 cm, os fios de 9 cm e a corrente de 6 cm.
Usando o alicate de bico arredondado, encaixa elos ovais nas madrepérolas com bastante cuidado para não quebrá-las.
Utilizando ainda o alicate de bico arredondado, coloque de forma bem aleatória as madrepérolas nas correntes, mas tomando o cuidado de deixar que seus números fiquem proporcionais entre um pedaço e outro.
Ainda utilizando o alicate de bico arredondado e os elos ovais, ligue as pontas das sequências de correntes e fios em uma das extremidades da corrente grossa e repita o procedimento na outra ponta do colar que já está sendo formado.