Restaurar uma imagem de santo é mais fácil do que você imagina. Dependendo do estado em que a peça feita de gesso se encontra, alguns pequenos cuidados já são suficientes para deixá-la como nova.
Confira abaixo algumas boas dicas:
Trincas e rachaduras:
Se a imagem de gesso possui algum destes problemas, use massa acrílica ou massa corrida para encobrir o defeito. Aplique o produto com uma pequena espátula ou uma faquinha de plástico (não use o lado da serra). Espere secar bem e vá para o próximo passo.
Pintura:
Repare se a tinta usada na imagem possui brilho ou não. Nós aconselhamos o uso da tinta acrílica brilhante ou fosca, pois se você não possui muita experiência na atividade de restauração ela é ideal, porque é de fácil manuseio. Se a peça está muito detonada, você terá de refazer toda a pintura, não adianta querer aplicar somente em partes descascadas que o resultado não ficará legal. Use um pincel chato e pequeno.
Se a imagem é com a característica “envelhecida”, você terá de aplicar a pintura de modo convencional, como ensinamos em cima. Depois de bem seco, aplique um pouco de tinta marrom e rapidamente vá tirando com um pano seco, deixando só alguns resquícios.
Verniz:
O verniz é opcional para quem trabalha com tinta acrílica. Se desejar, aplique uma demão de verniz universal em spray. Está pronto!