A melhor carne assada é aquela que contém sucos dentro do filé. Preparar um verdadeiro churrasco requer alguns segredos, por isso, a Superinteressante revelou dicas preciosas.
Confira como fazer churrasco gaúcho:
- Escolha uma carne vermelha. Se estiver escura é porque ficou muito tempo no açougue. Picanha é uma peça pequena, se for grande ela terá o coxão duro junto.
- Antes de temperar, coloque a carne por pelo menos uma hora na temperatura ambiente.
- Abacaxi ou mostarda amaciam a carne. Cerca de meia hora de molho numa assadeira com um desses produtos já é o suficiente.
- O genuíno churrasco do Rio Grande do Sul é feito com somente um tempero. Cerca de cinco minutos antes de assar, tempere com sal grosso e somente ele. Depois, retire o excesso e coloque para assar. Se temperar antes ficará seco e salgado.
- Faça uma pirâmide com o carvão deixando uma distância de 10 centímetros da grelha. De preferência, deixe o carvão em um canto da grelha para ter “duas temperaturas”.
- Deixe a gordura na carne. Faça cortes no sebo e asse sempre com esta parte para cima.
- Quando a parte de baixo tiver assada, vire a carne. Não espete a peça quando for trocar de lado, pois todo o trabalho de obter carne suculenta será em vão. Use um pegador e não um garfo.