O Macramé como a própria palavra significa é a arte de fazer nós. Por ser totalmente manual , não há a utilização de máquinas e ferramentas.
Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando, presos entre si até formarem os nós. Há cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.
O macramé tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro dois fios são usados um esticado e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
É uma técnica que teve a origem na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objectos. Ficou conhecida pelo mundo pelos marinheiros que utilizavam esta técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.
Até hoje, a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade dos artesãos, criatividade e pela leveza dos seus trabalhos.
Fontes: Wikipédia – enciclopédia livre , cecartesantos.arteblog.com.br e lojasmilcores.com
Comentários
4 respostas para “Macramé”
Achei muito bonito o trabalho de macramé , gostaria saber mais sobre essa arte.
Olá Nizete,
Fiz essa coluna com informações retiradas da internet, também acho muito bonita essa arte, mas não tenho prática. Procure pelo Google, você com certeza achará quem possa lhe ajudar.
Bjks
Nossa que saudades de minha época de colégio onde aprendi o macramê , é lindo !!! Pena que já ñ me lembro mais . Parabens pela postagem de hj .
Olá Maria,
Obrigada pela visita e pelas palavras de carinho. Se quiser voltar a fazer essa arte procure no google, com certeza achará uma loja ou professora para lhe ajudar.
Bjks