Essa técnica foi demonstrada no site M de Mulher por dois artesãos que montaram uma exposição Autoria Compartilhada no Parque Ibirapuera em São Paulo. Para reproduzir a técnica e aumentar sua renda.
Você vai precisar de:
- Pedaços de papelão,
- folhas de acetato no tamanho a4 e 1 no tamanho a3,
- folhas de papel branco a4 e 1 de a3,
- Caneta para retroprojetor,
- Lápis e borracha,
- Estilete e fita-crepe,
- rolinhos de espuma (um para cada cor e um para a cola),
- Tintas para tecido à base de água,
- Cola permanente e
- Tecido cambraia ou algodão.
Nas folhas de papel branco faça os desenhos que desejar. Lembre-se que se você quiser que os desenhos tenham contorno, terá que reproduzi-los deixando-os vazados em uma folha e sem vazar em outra, para isso use o estilete para fazer os recortes. Para passar o desenho no pano você deve cola-los nas folhas de acetato e recortar os desenhos, usando o estilete e a fita crepe para dar maior segurança. O acetato dará maior firmeza e não estragará quando você passar a tinta.
Use a cola permanente para colar, ela é própria para tecido e não vai estragar o acetato, nem o papel. Agora no papelão, coloque um pouco de tinta e passe o rolo para que ele absorva a tinta e fique uniforme. Feito isso, coloque o molde sobre o pano e vá pintando com o rolo.
Espere secar por alguns minutos antes de retirar o molde do pano e fazer um novo desenho. Se for aplicar um desenho sobre o outro, criando camadas, aguarde pelo menos, uma hora antes de aplicar o segundo desenho sobre o anterior. Depois de pronto, espere secar por no mínimo 24 horas.
Este pano pode ser usado para fazer almofadas, cortinas ou artesanatos em geral.