O artesanato indígena simboliza acima de tudo, a essência de um povo, seu modo de vida, pensamento, cultura e costumes. O autêntico artesanato indígena carrega técnicas milenares de confecção artesanal.
Atualmente, muitos desses artefatos são feitos e comercializado por diversas tribos indígenas do Brasil (Mato Grosso, Roraima, Amazonas, etc) e podem ser utilizados no nosso dia-a-dia, e é considerado um artesanato pré- histórico, pois ele existe a mais de 2.000 anos, e continua sendo uma impressionante e antiga arte.
Os objetos fabricados são peças de cerâmica, cestos, bonecos, tapetes de fibras, brinquedos para crianças como: maracás, bonecas, petecas e etc..
Na época, todo esse trabalho artesanal era feito pelas mulheres que teciam, preparavam a comida, faziam os utensílios domésticos com cerâmica e barro, e organizavam as festas e cerimônias.
Podemos dizer então que, todos esses objetos possuem um significado socioambiental, estético e cerimonial, além de ser de extrema beleza, e de grande valor artístico, pois nele representa a expressão cultural de um povo. O povo indígena brasileiro.
Vilamulher.terra.com.br, Historiando: Editora Construindo
Colaboração: Ana Luiza Ramires