Uma castanha por dia já é o bastante. É isto que estudos dizem sobre a castanha do Pará. Ao ingerir essa pequena porção, a pessoa estará incorporando ao seu organismo, um mineral extremamente importante para ter uma vida longa e saudável, o selênio.
Ele é o responsável pelo combate ao envelhecimento celular, cuja origem está na formação dos radicais livres que acabam com as células.
O consumo diário de uma castanha do Pará já é suficiente para que se aumente em 65% o teor de selênio no sangue.
Os benefícios do selênio são muitos: protege o cérebro, combate os radicais livres, preserva as células nervosas, previne de doenças neurodegenerativas. Também é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, causando a produção dos hormônios.
Além disso, ajuda o organismo a expulsar as toxinas e os metais pesados que se encontram nas células, prevenindo tumores e fortalecendo o sistema imunológico. Por ser rica em gorduras mono e poli saturadas, reduz os níveis de colesterol ruim do sangue e aumenta o bom colesterol, impedindo que apareçam doenças cardiovasculares.
O selênio também possui magnésio, responsável pelo bom funcionamento do coração, das células nervosas e pela formação dos ossos. Há também ômega 3, que proporciona uma melhoria na memória, nas habilidades motoras, na velocidade de reação e, o que é mais importante, reduz o estresse.
A castanha pode ser consumida sozinha ou ser utilizada em pratos. Para isso, o Arteblog traz uma receita para você.
Biscoitos de castanha do Pará
Você vai precisar de:
- 300 g de castanha do Pará torrada e moída,
- 250 g de manteiga sem sal,
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo,
- 1 xícara (chá) de açúcar e
- 200 g de maisena.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma massa no ponto para enrolar.
- Pegue pequenas quantias, enrole e corte como nhoque.
- Você pode também usar forminhas para cortar.
- Coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo e leve para assar em forno pré aquecido.
- Asse por 20 minutos.
Retire do forno ainda quente e polvilhe açúcar.