Com nome cientifico de Mentha sativa, a hortelã é um excelente digestivo e reconstituinte. Muito usado como vermífugo em crianças, é também estimulante e espasmódica, tônica, um excelente oxigenante celular, conforta o estômago, aromatiza e ajuda na boa digestão. Se usada cozida e concentrada pode ser muito útil para lombrigas ou vermes.
O chá de hortelã é um excelente digestivo se tomado após as refeições, sendo muito benéfico para quem sofre de dores no estômago. O chá bem concentrado alivia cólicas menstruais e intestinais.
Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza.
A hortelã é composta de vitamina A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Além das propriedades já citadas ela é também analgésica, antibacteriana, expectorante, sedativa, sendo sem dúvida, a planta mais usada no mundo, seja como remédio, seja como aromatizante.
Ela possui um efeito desinfetante suave natural, o qual, em conjunto com seu sabor agradável, torna hortelã um importante ingrediente na fabricação de creme dentais, enxaguatórios bucais, sabonetes, cremes, entre outras soluções refrescantes. Esse aroma refrescante também é muito utilizado pela indústria alimentícia na fabricação de doces, balas, chicletes, etc.
Devido sua forte ação digestiva, o chá de hortelã é muito utilizado no tratamento de gastrites ou úlceras estomacais. Também funciona contra inchaço e flatulência.
Seu cultivo é muito fácil, podendo ser plantada em vasos, hortas, canteiros, sem muitos cuidados. É ótima para se ter em casa para um chá de última hora ou mesmo para aromatizar o ambiente. Para crescer só necessita de sol, solo fértil em matéria orgânica e boa drenagem.
A hortelã se plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas faz intensificar o sabor e perfume destas, além do seu poder repelente de insetos, pulgões e besourinhos. Uma dica é uso o chá de hortelã, sem açúcar, como repelente em animais e humanos.
Receita de chá de hortelã
- 1 colher (sopa) de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê),
- 1 xícara de água e
- Açúcar ou adoçante.
Pegue a hortelã, lave bem.
Coloque-a na xícara e despeje água fervente.
Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce (melhor tomar sem adoçar).
O recomendado é tomar uma xícara após o almoço e o jantar, ainda morno.
Comentários
10 respostas para “Chá de Hortelã – benefícios e receita”
legal gostei muito do texto sobre a folha de hortelã, bom mesmo e usar o oleo de hortelão como enxaguatorio bucal
a noite antes de dormir, o oleo tambem melhora as dores reumaticas aplicada como massagem.
quanta bobagens………………
adorei saber pq sofro de ma digestao.juliana de cruzeiro.bijs!
Emagreceu 15 kilos em 3 semanas, como meu caro???
adorei a receita emagreci 15 kilos em 3 semanas kalker koisa so conprovar
adorei saber os beneficios da ortelam
"ortelam"? O que é isso? Não seria hortelã?????????????????????
Para que fique melhor a matéria, corrija "enxuguatórios" ,pois a palavra certa é "enxaguatórios". A tempo, parabéns pela matéria.
Excelente a diga do chá de hortelã, tenho na minha horta e juntqamente com alface. Quanto ao repelente não sabia, vou esperimentar.
Obrigado
EU ADORO CHÁ DE CANELA