Não se deve confundir a erva cidreira (melissa ou citronela) com o capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). Mesmo que os efeitos das plantas sejam semelhantes, o chá calmante é a base da erva cidreira.
Esta planta é mais utilizada na forma de chás, sendo muito aceito e consumido pelas pessoas devido o seu aroma e sabor cítrico, semelhante ao limão.
O ideal para o preparo do chá de erva cidreira é utilizar as folhas verdes, pois, as folhas secas não apresentam o mesmo efeito. Pode-se também usar a erva em saquinhos, pois, a função é a mesma.
A erva cidreira possui propriedades: rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico e anti vômitos. Sendo indicada para:
- Regular menstruação, cólicas, pode ajudar em casos de esterilidade,
- Insônia nervosa,
- Problemas gastrintestinais,
- Herpes simplex,
- Combate mau hálito,
- Analgésico, contra dores de cabeça,
- Calmante,
- Antidepressivo,
- Digestivo e
- Revigorante.
Para preparar o chá, você vai precisar de:
- Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados,
- Uma xícara de chá de água
Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e os ramos de erva cidreira. Tape e deixe abafado por 10 minutos. Deve-se tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.
Comentários
Uma resposta para “Chá de Erva Cidreira – Propriedades e Receita”
Para este frio um chá faz bem e previne o organismo de doenças. Más… não se pode ir tomando chá port aí! sem conhecimentos de uma pessoa que conheça bem as ervas.
Jaci C. Pinheiro