Não devemos comentar sobre biscuit sem mencionar de um dos materiais que mais utilizados nesta técnica, o isopor. Na modelagem, o isopor passou a ser imprescindível. Além de dar mais resistência e sustentação, economizamos em custos.
Em uma peça razoavelmente grande, estima-se uma economia de quase 70% de massa para biscuit (cálculo baseado em dedução).
No mercado, encontramos materiais de todas as formas e modelos que são: bolas de vários tamanhos, cones, placas, bolos, argolas, etc. As empresas passaram a observar este mercado que a cada dia que passa se torna mais promissor e separaram em suas fábricas a linha artesanal da industrial.
Além dos materiais básicos, o isopor passou a ter formas, algumas se arriscam em verdadeiras esculturas. A vantagem do isopor além das citadas acima, permite que se use material decorativo, desde tintas, apliques até miçangas.
Tive a oportunidade de conhecer uma das empresas no Rio de Janeiro, ISOMIL. Fui recebida especialmente pelo diretor da empresa, Sr. Franco que permitiu que eu conhecesse o galpão da fábrica. Ele me confessou que teve a idéia do artesanato através de uma exposição que visitou, e ficou impressionado com tanta criatividade dos nossos artesãos.
Aproveitando, conheci uma das funcionárias que carinhosamente a chamam de Dila, que nas horas vagas faz recortes no isopor com cortador próprio, e expõe na fábrica seu pequeno atelier
. Saí de lá encantada de saber que apenas um material que uso pode fazer diferença em tantas vidas.
Comentários
2 respostas para “Isopor e biscuit: uma parceria importante!”
OLA TDO BEM;EU PARTICULARMENTE AMO ARTS E TRAB COM TODOS OS MATERIAIS FACO UMA MISTURA DE TUDO E FICA DEZ…ABCS KRYSTAL
ACHEI BASTANTE INTERESSANTE! ÓTIMO! NOTA DEZ!