Fazer artesanato é muito bom, anima, desestressa, faz a pessoa se conhecer melhor, traz harmonia para a vida. Tornar um hobby em profissão é melhor ainda. Muita gente hoje em dia trabalha com artesanato mas poucas conseguem ganhar dinheiro com ele. Por que?
Vamos dar algumas dicas de como ganhar dinheiro fazendo o que gosta.
Nos dias atuais a internet é o grande meio de divulgação. Criar um blog hoje em dia é muito rápido, fácil e até gratuito.
Essa é uma ótima maneira de divulgação dos trabalhos feitos em artesanato. Só precisa ter um computador, conexão a internet e uma câmera fotográfica para tirar fotos dos trabalhos e postar no blog. Existem diversas comunidades on-line que disponibilizam espaços para divulgação de trabalhos e páginas para vendas, como por exemplo o Tanlup, o Elo7 etc.
Mas de nada adianta se você não souber o que fazer para que as outras pessoas gostem do seu trabalho e compre. Portanto, é fundamental que se pesquise o que fazer, algo diferente, inusitado, que preencha alguma laguna existente, algo que as pessoas precisem e gostem.
Pesquisa de mercado é fundamental. A internet também é um bom lugar para se pesquisar. Procure ver sites de artesanatos, as opiniões de quem faz, de quem compra, as dificuldades, o preço de venda, os gastos, etc.
Planeje. A final de contas você vai abrir seu próprio negócio e isso requer planejamento para diminuir os riscos de fracasso e aumentar as chances de sucesso.
Existem muitas formas de artesanato. Você vai se especializar em uma? Ou vai fazer e vender várias? Pesquise e descubra qual você mais se identifica:
- Artesanato com papel,
- Biscuit,
- Crochê,
- Decoupagem,
- EVA,
- Feltro,
- Fuxico,
- Madeira,
- Patchwork,
- Quilt,
- Reciclagem,
- Sabonetes Artesanais,
- Velas Artesanais ou
- Vidro.
Se interessou por algum assunto? Procure por cursos ou mesmo na internet você acha como fazer.
Agora a questão mais importante para trabalhar com artesanato é: quanto cobrar? Para calcular o preço de venda você deve levar duas coisas em consideração: o valor gasto para confeccionar a peça e o tempo gasto. O valor da matéria prima deve ser incluso no valor final do produto e o tempo que você leva para fazer cada peça deve ser levado em conta também. Estipule um valor para sua hora de trabalho e inclua no valor do produto esse preço.
Produto feito, vamos vender. Comece mostrando suas peças para seus amigos, vizinhos, conhecidos. A propaganda boca a boca é muito eficiente. Ou meio é procurar uma loja para conseguir um espaço para mostrar seus produtos. Mesmo que faça um acordo de consignação, ou seja, deixa as peças e o que vender será cobrado.
O valor de venda para lojas ou em grandes quantidades tem que ser menor do que o valor para o cliente final. Afinal, na venda ao lojista você ganha na quantidade e não no valor de cada peça.
Comentários
Uma resposta para “Como ganhar dinheiro com artesanato”
muito bom este site vou continuar visitando obrigada anna