Uma pesquisa recente da Anatel com alguns órgãos de defesa dos recursos naturais e animais, como WWF, divulgou algumas idéias a serem seguidas para mudarmos hábitos simples que podem fazer toda a diferença em nossa casa e torná-la mais sustentável. Além de economizar água e energia, economizamos nas contas.
Veja algumas:
- Seja solidário. Doar roupas, sapatos e aparelhos que não usamos mais. Eles podem servir para outras pessoas.
- Consertar os eletroeletrônicos e evitar comprar novos para diminuir a geração de lixo.
- Compre produtos que reutilizam as embalagens, ou produtos com refil. O gasto de plástico é 30 % menor para se fazer o refil.
- Dê preferência aos produtos feitos de materiais reciclados ou que possam ser reciclados. Isso reduzirá o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.
- Separe o lixo entre as diversas categorias (lixo orgânico, reciclável, metal, vidro, papel etc) e mande-o para a reciclagem. Além de criar novos empregos, como catadores e recicladores, ajuda o planeta.
- Não utilize talheres, copos e pratos descartáveis. Prefiro os de louça, metal etc. O lixo descartável demoram para se decompor e não podem ser reciclados.
- Faça uma adubadora natural. Guarde os restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas em um vidro. Esse material poderá ser usado como adubo natural em seu jardim.
- Use aerador (“peneirinhas” ou “telinhas” na saída da água) nas torneiras. Ele retira o ar da água e faz você economizar.
- Use uma bacia para lavar as louças. Deixe os pratos e talheres de molho por alguns minutos e depois enxague.
- Deixe as verduras de molho na bacia com água e vinagre. Depois é só enxaguar.
- Lave o maior número de roupa possível em uma única lavagem.
- Mantenha a torneira sempre bem fechada. Só abra quando realmente for usar. Deixar água escorrendo enquanto faz outra coisa, além de gastar muito, prejudica o planeta.
- Evite regar jardins e plantas. Espere a chuva. Se for realmente necessário regar, faça em dias alternados, de manhã ou à noite, isso reduz a perda de água por evaporação.
- Lave o carro com um balde e um pano para retirar a sujeira. Ou ao menos lave com máquina de alta pressão. A economia de água é de certa de 30%.
- Apenas limpe a calçada com uma vassoura. Uma dica é usar a água que usou para lavar a roupa. Você lava o quintal com sabão, ficando muito mais limpo. Depois só use um pouco de água para retirar o sabão.
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Elas consomem até 75% menos e duram muito mais.
- Retire os eletroeletrônicos da tomada. Evite deixar na função ‘stand by’. Só ligue quando for usar.
- Só use o ar condicionado quando necessário. Ele consome muita energia.
- Evite tomar banho demorados. Os chuveiros elétricos consomem muita energia.
- Compre eletrodomésticos com o selo Procel. Ele indica que o aparelho consome menos energia.
- Verifique se a borracha da geladeira está segura. Borracha frouxa, gasta energia pois a refrigeração escapa pela porta.
- Não coloque alimentos ainda quentes na geladeira, assim o refrigerador tem que gastar mais energia elétrica para esfriá-lo.
Com essas medidas você estará ajudando seu bolso e o planeta!