Reciclar sempre foi necessário, mas parece que só nos últimos tempos que é que o homem se deu conta do quando o excesso de consumo e a irresponsabilidade ao consumir fez com o meio ambiente e com a qualidade da nossa vida.
Produzimos mais lixo por semana do que comemos, tratamos tudo como descartável, mesmo quando ainda pode ser útil para alguma coisa ou alguém.
Este é o caso do porta lápis de garrafa pet que você pode fazer até com crianças, desde que as ajude com as tesouras e com a perfuração, já que esta será feita com material quente. Além de uma ótima brincadeira e utensílio, a atividade pode despertar a atenção dos pequenos para o problema que geramos dia a dia, semana após semana sem nos dar conta do quanto estamos condenando as futuras gerações às nossas próprias desgraças.
Para fazer, você precisará de:
- 5 garrafas pet;
- régua;
- canetinha;
- tesoura;
- barra de 2,5 cm de diâmetro de metal;
- chapa de metal de 17×17 cm.
Comece retirando os rótulos e lavando as garrafas.
- Depois marque 10 cm à partir do gargalo e recorte, bem como a parte do fundo (que também deve ter 10 cm medidos à partir da base) e, com a chapa sob a chama de um fogão, pressione as partes que foram recortadas até que elas derretam o suficiente para formar uma borda delicada.
- Feito o acabamento das bordas, divida a garrafa em quatro partes com a canetinha.
- Em cada “gomo”, faça um furo com a barra aquecida. Corte também os demais gargalos, apare as bordas na chapa aquecida e as encaixe na parte de cima do porta-lápis, por dentro.
Agora você pode decorar também, usando fitas, colas e o que mais sua imaginação permitir!
[LILÁS]