As abelhas fazendo uma limpeza geral nos casulos de suas crias que estão ainda se desenvolvendo.
Ciclo de reprodução das abelhas(ciência.hsw.uol.com.br)
As abelhas são incríveis pela capacidade de organização, localização de flores, armazenamento do mel em suas colmeias com todo o cuidado para que fiquem livre de contaminação. Elas tem um ritmo de trabalho ordenado, com objetivo e se preciso para defender o seu local de morada, partem ao ataque em bloco, não se importando com o tamanho do seu inimigo.
Modo de vida das abelhas
Vivem em colônias e são conhecidas a mais de 40 mil anos. As abelhas são muito úteis para agricultores e árvores frutíferas pela polinização que fazem ao voarem de flor em flor para coletar o mel e depois armazenam nos favos. Além do mel produzem o própolis, geleia real e a cera.
São super organizadas em suas colônias contando com aproximadamente 80 mil abelhas em cada grupo com uma rainha, milhares de operárias fêmeas e cerca de mil zangões.
Favos de mel
Cada colmeia só pode ter uma rainha e se acontecer de nascerem duas, elas lutam até que uma morra e só permanece a vencedora da batalha. A Rainha é criada em um compartimento separado chamado de célula especial e as operárias se criam nos alvéolos hexagonais. A rainha é especialmente tratada com a geleia real, que é um alimento especial muito rico em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A rainha se desenvolve e depois de 9 dias já faz seu voo nupcial e é fecundada pelos zangões. Sua única tarefa é a postura de ovos durante a vida toda, ou seja, comer e botar sem parar.
Uma abelha visita 10 flores por minuto recolhendo pólen e néctar.
Uma abelha faz em média 40 voos diários, visitando 40 mil flores
Mel: cada abelha produz 5 gramas de mel por ano
1 quilo de mel: é preciso passar por 5 milhões de flores
Olhos: a abelha tem 5 olhos – 3 no topo da cabeça e 2 compostos grandes na frente.
Trabalho na colmeia: só as abelhas fêmeas trabalham, por isso o nome de operárias.
Trabalho das abelhas machos ou os zangões: só fecundar a rainha e eles são em torno de 1% do todas das operárias.
Comida: quando a comida é escassa e geralmente no inverno, as abelhas operárias fecham as entradas e deixam os machos morrerem do lado de fora de frio e fome.
Tempo de vida da abelha rainha: até 4 anos
Tempo de vida das abelhas operárias: 18 meses
Comentários
24 respostas para “As abelhas e suas colmeias”
sou um apicultor tenho uma grande quantidade de mel e nao tenho como vender sou do estado da bahia da cidade de barra do rio grande. gostaria de saber como produzir a geleia real
acho muito enteresante a vida das abelhas
muito bom gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muito bom gemte valeu