Da azeitona é tirado o óleo de oliva. A planta que produz a azeitona se chama Oliveira e o Brasil, apesar de ainda não produzir quase nada, está entre os deis países que mais consomem esta iguaria, tudo importado.
O Globo Rural fez este video muito interessante para quem pensa em cultivar a planta, pelo menos já vai ter uma ideia sobre a produção da árvore de oliveira que produz a azeitona.
Alguns tipos de azeitona:
- Azeitona Preta da Califórnia
- Azeitona Preta Chilena
- Azeitona Preta Empeltre
- Azeitona Preta Fargas
- Azeitona Preta Nevadilha
- Azeitona Preta Portuguesa
- Azeitona Preta Temperada
- Azeitona Verde Arauco
- Azeitona Verde Mazanilha
Comentários
56 respostas para “Azeitona, cultivo e beneficiamento”
Gostari de saber se a azeito engorda, e o valor calorico dela, ficarei agradecida se for atendida!!!
JESUS SALVA!!!!!!!!!!!!!!!!
Rosalice
Nao utilize as azeitonas do chao. Colha as que estao na arvore, lave e coloque num recipiente com água. Ao fim de 3 dias mude a água e vá fazendo isso até que a azeitona deixe de estar amarga. Para isso deve provar uma de vez enquando. Quando já nao amargarem coloque-as em agua e sal a 10% e assim se devem manter. Jamais meta as maos na salmoura para retirar as azeitonas que vai consumir. Esta é a forma mais simples de fazer azeitona de conserva. Se forem poucas pode dar-lhe um ou dois golpes com uma faca pq isso ajuda a que percam o amrago. Serve a resposta?
olá,tenho um pé de azeitonas com muitos frutos
todos caindo ao chão
como faço pra preparar a azeitona
Estimada Eliana para fazer conserva de azeitona só necessitar frutos (verdes ou mais maduros) em boas condições e seguir os preceitos indicados em informaçoes anteriores neste site. Nada de fervuras portanto!
Preciso saber se não é necessário para a conserva das azeitonas que elas sejam fervidas? Desde já gardeço e parabenizo pelo site.
Estimado Victor obrigado pelo seu contacto. Obrigado mesmo. Sobre a olivicultura devo dizer-lhe que se trata de assunto ao qual nao sou estranho pois oliveiras e tudo o que a elas se refere foi a minha vida profissional inclusivamente o doutoramento. Portanto e embora longe neste momento, sei bem o que se vaio passando com a oliveira no nossso país. As minhas guerras e desditas sobre om que deveria ser a olivicultura em Portugal já veem de muitos anos! Até que chegou o momento em que nao dava para aguentar mais e saí procurando outros rumos. O que felizmente aconteceu e dessa forma pude entao esquecer as realidades tristes dom país onde AINDA IMPERAM OS APRENDIZES DE FEITICEIRO que de um momento ao outro sao guindados a sumidades do saber sobre oliveiras. Viajei muito e conheci realidades que vao do Chile a Australia, do norte de Africa aos Estados Unidos e mais recentemente o Brasil. Existe, portanto, outro mundo olivicola que caminha para a frente enquanto nós, por variados motivos entregamos o noasso sucessom aos espanhois com perda parcial das caracteristicas do nosso azeite. Enfim….
Amigo renovo os meus agradeciemntos pelo seu contacto e daqui lhe envio um abraço.
Fernando Antunes
Saudações deste belo Alentejo, mais concretamente de Évora, sr.Fernando já que se fala de azeitona, deixe-me dizer o seguinte, a produção de azeite no Alentejo esta a mudar muito rápido, talvez rápido demais e em cosequência disso se perca a qualidade a que os nossos oliváis nos abituaram, visto cada vez se plantar máis oliveiras de regadio em produção intenciva tipo “vinha” com tempo útil de 8 a 10 anos. Um abraço Victor
Rosangela
De fato nao sei que lhe responder. Nao terá vc possibilidade de tirar uma foto e remeter por email para que eu veja? As folhas alem de de vermelhas têm a forma lanceolada das oliveiras normais?
tenho um pé que eu acho que é de azeitona,algumas folhas são avermelhadas e os frutos são verdes,todos que veem dizem que é azeitona,porem as folhas não são igual as da oliveira,os fruto são igual a azeitona,quando em conserva ficam macios com cheiro de azeitona em conserva,mas sem o sabor da azeitona,e quando colhe ela tem o sabor azedo e não amargo.obrigada
Amigo Victor muito me alegro de ter noticias de Portugal e mais concretamente do Alentejo, onde vivi mais de metade da minha vida. Claro que se podem adoçar as azeitonas com oreganos como o meu Amigo muito bem diz. Mas sabe quando se responde a pedidpos de informaçao sobre olioveiras muitas vezes nos esquecemos de coisas importantes e essa foi uma delas.
Sobre o azdeite do Esporao (CV GALEGA) felizmente encontrei-o num supermercado da cidade onde vivo o que me trouxe grande satisfaçao. Até btreve e mantenha o contato
Um abraço do outro lado do atlantico…