Como fazer mudas de alfazema (Lavandula vera): tem dois modos de fazer mudas, uma é semeando a semente e outra é fazendo mudas da própria planta por estaquias ou mergulia.
A alfazema é usada em cosméticos e como auxiliar no tratamento para insônia, ansiedade, nervosismo, dor muscular, acne e inflamações na pele e tem propriedades analgésica, sedativa, antiinflamatória, anti-séptica, relaxante, calmante. Partes usadas: Flores, folhas e caule.
Cultivo: planta de clima subtropical. Planta-se as mudas em solos ricos em húmus, porém, com pouca umidade. O espaçamento ideal é de 50cm por 1m; Colheita: retira-se as espigas quando as flores se abrirem. As folhas também são colhidas, na época da floração. As espigas e as folhas devem ser secas à sombra e em local ventilado, acondicionando-as em sacos de papel bem fechados, ou ainda produzindo farelo das folhas secas e acondicionando-o em pote de vidro hermeticamente fechado.
A estaquia é, talvez, o método mais utilizado para propagar plantas. Sobretudo entre leigos. Trata-se, simplesmente, de destacar um galhinho da planta e fazer dele uma muda. De qualquer modo, o sucesso poderá ser melhor assegurado se forem observados os seguintes detalhes: galhinho, que vai originar a nova muda, deve ser retirado, de preferência, após o período de floração. A estaca deve ter cerca de
Corte da base da estaca deve ser feito em forma de chanfrado duplo, para facilitar o enraizamento. O corte da outra extremidade, em chanfrado simples, de modo a evitar o acúmulo de água. Mergulhar a extremidade inferior em hormônio enraizador, antes do plantio, apressa o processo e assegura melhores resultados. Cobrir o vaso, em que a muda foi plantada, com um saco plástico transparente, garante melhores condições de calor e umidade.
Mergulia: É um método semelhante a estaquia. Só que na mergulhia você vai dobrar um broto da árvore, próximo ao solo, curvando-o até uma cova previamente aberta, ou ainda dentro de um vaso ou lata contendo terra misturada em composto orgânico. Coloque terra sobre a parte do broto curvada dentro do vaso, tendo o cuidado de deixar a ponta do broto fora do vaso. De 15 em 15 dias faz-se um pequeno corte na parte do broto entre a árvore e o vaso, até a secção total da muda. Com um mesmo broto pode-se fazer mais de uma muda, em uma única operação, basta que o broto tenha flexibilidade suficiente. (fonte:Afitema)
Comentários
31 respostas para “Cultivo da Alfazema”
Qual a diferença entre alfazema e lavanda? Parecem bem diferentes, mas ouço as pessoas falarem como se fossem a mesma planta…
alguém poderia me indicar onde adquirir mudas de alfazema?
alguém poderia me indicar onde adquirir mudas de alfazema?
Gratíssimo.
Pretendo extrair óleo e fazer colonia a partir de lavanda selvagem que se encontra em abundância em Portugal; também iniciei a plantação de lavanda a partir de estacas obtidas de plantas selvagens.
Agradeço indicação de livros ou textos qu ensinem como fazer.
O meu mail é [email protected]
Obrigado
João
minhas alfazema estão secando , notei qu e a raiz esta com aparencia de podre com manchas brancas . existe algum remédio para ela que seja natural
Meu e-mail é: [email protected]
Olá Antônio! Comercializo mudas de Mirra! Caso tenha interesse entre em contato comigo!
Gostaria de saber onde posso adquirir muda de MIRRA.
Eu peguei um galho na rua e plantei. Ela pega super bem. Não sei se mora em SP, mas eu achei na Cobasi.
Olá!!
Está sendo maravilhoso pesquisar sobre lavanda, mesmo com a dificuldade de encontrar referências bibiliográficas sobre o cultivo.
Estou desenvolvendo um projeto, com o objetivo de incentivar o cultivo.
Espero que mais pessoas se interessem pelo asssunto.
Procuro mais informações sobre o cultivo de lavada, qualquer material enviado será muito bem vindo.
Obrigado
olá!!
Estou pesquisando sobre estaquia de Lavandula dentata, gostaria de receber informações sobre o assunto.
E tbém sobre o uso da lavandula dentata na região.
Obrigado