Nos belos jardins existem muitas plantas que são lindas, mas muito perigosas. Devemos tomar alguns cuidados para que não causem danos a saúde das pessoas que moram na casa e principalmente crianças que mexem em tudo e o que aparece pela frente vai direto na boca. Como elas estão aprendendo, tudo parece bom.
Planta comigo-ninguém-pode
Comigo-ninguém-pode ou aninga-do-Pará
- Nome científico: Dieffenbachia picta
- Parte tóxica: Todas as partes da planta
- Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas.
- Os sintomas quando ingeridos ou mastigados são sensação de queimação, ardêndia e inchaço de lábios, na boca e língua. Vômitos, dor de barriga e salivação abundante com dificuldade de engolir e asfixia.
- Nos olhos causam irritação e até lesão da córnea.
Copo de leite
Copo de Leite
- Nome científico: Zantedeschia aethiopica – Parte tóxica: todas as partes da planta
- Princípio ativo: oxalato de cálcio
- Principais sintomas no contado com a seiva da planta: São parecidas com o comigo-ninguém-pode, tipo queimaduras na pele, inchaço na boca e nos olhos geralmente causa irritação e lesão da córnea.
- Se ingerido causa náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia.
Bico de papagaio
Bico-de-papagaio ou rabo de arara
- Família: Euphorbiaceae – Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd.
- Parte tóxica: todas as partes da planta
- Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira;
- O contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.
- Princípio activo: látex irritante.
Coroa de cristo
Coroa-de-cristo da família: Euphorbiaceae.
- Nome científico: Euphorbia milii L.
- Parte tóxica: todas as partes da planta.
- Principais sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira;
- O contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vómitos e diarreia.
- Princípio activo: látex irritante.
Comentários
4 respostas para “Plantas tóxicas nos jardins”
COROA DE CRISTO DA PRA FAZER CHA QUE E BOM
´pesquisei no google e encontrei vc, será que vc é "brima"? Minha família provém da Romenia e San Sebastian, moro em São Paulo e tenho 46 anos, por favor entre em contato, o nome de meu pai era Antonio Winguenbach, vc é Winguenbach ou nome do marido?
fone 011 – 7364-0805
Eu nescecito de folder de plantas toxicas para uma apresentação da faculdade se for possivel vcs me enviar . Meu endereço~é : Av. Adelino Jose Zamo . Centro Campos de julio -Mt cep: 78307-000 Fone 65-9929-0363 Obrigado pela Atenção
gostei muito de verdade mesmo
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii