Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite

O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.

Azia ou esofagite de refluxo

Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.

Espinheira Santa

Por Carlos Heitor Pioli

Nome Científico: Maytenus Ilicifolia

A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.

Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.

Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.

Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.

OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.

O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br

Como fazer o chá de espinheira santa

espinheira-cha

  • Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
  • Desligue o fogo e abafar por 10 minutos

Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.

COMO BEBER:

  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Entenda a esofagite de refluxo

Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.

Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.

Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.

espinheira-cha1

Alimentação proibida

  • – Alimentos gordurosos e frituras em geral
  • – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
  • – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
  • – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
  • – Frutas secas e cristalizadas
  • – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
  • – Feijão e outras leguminosas
  • – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
  • – Café, chá preto, mate e chocolate
  • – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
  • – Bebidas alcoólicas e gasosas

Alimentos permitidos

  • – Leite, queijo fresco, ricota
  • – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
  • – Sopas magras
  • – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
  • – Ovos cozidos, ponches, quentes
  • – Verduras e legumes bem cozidos
  • – Frutas (exceto as mencionadas acima)
  • – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
  • – Arroz, macarrão simples
  • – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação importante:

– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”

  1. Avatar de rosrigo viana
    rosrigo viana

    gente acho que o melhor,que devemos fazer ter uma boa alimentação,fazer um bom tratamento com um gastro,e ter nuita fé em deus.

    e que deus nos proteja sempre….

    abraços!!

  2. Avatar de Cledson Ferreira
    Cledson Ferreira

    E aí galera! Sábado chuvoso em Itabirito-Mg! Venho convivendo com esse problema hà mais ou menos 5 meses ( Todo dia acordo com uma sensação de peso no estômago, náuzeas, aperto na garganta, desanimação, arrotos constantes e de vez enquando até meu intestino se descontrola por causa dos gazes ). Estou tomando um antiácido à base de hidróxido de alumínio e magnézio, Ranitidina e Digezan, sem falar na dieta. Vou correndo procurar Espinheira Santa depois que eu sair dessa cadeira! Um abraço a todos e melhoras! Maldito nó na garganta.

  3. Avatar de LENICE SILVA CAMPOS
    LENICE SILVA CAMPOS

    GOSTEI MUITO DA PÁGINA E, GOSTARIA DE RECEBER SEMPRE INFORMAÇÕES!

  4. Avatar de alessandra teixeira
    alessandra teixeira

    Oi pessoal.tenho 27 anos e tenho pangastrite ,e o meu tem a presençã da bactéria h.pilori!!

    Quero saber se a presença desta bactéria ja seria a presença d um inicio d cancer?E sem falar na sensação que sinto no estômago toda a vez q levanto peso…Sinto como s eu tivesse uma bola no estômago estes dias fui fazer abdominal e não consegui,parecia q meu estomago havia dilatado q é isso?podem me ajudar estou desesperada!!!tomo amoprazol e tomei Erradic!!

  5. Avatar de Marcus
    Marcus

    Tenho esofagite de refluxo há muitos anos. Depois de jogar dinheiro fora com Nexium, pantoprazol e omeprazol, iniciei o tratamento com Lamzoprazol de 30 MG. Tomo este remédio direto, sem interrupções, por orientação médica, há cerca de 2 anos. Posso garantir que os sintomas reduziram em 90%. Só não chegou a 100% porque não consigo largar o café e refrigerantes. Hoje mando manipular o Lanzoprazol e pago 1/3 do valor do comercializado nas farmácias tradicionais. Espero ter ajudado. Abraços.

  6. Avatar de Eloisa
    Eloisa

    Há 4 anos descobri que sofria de refluxo com esofagite peptica, e tenho uma hérnia. Já tomei omeprazol, e atualmente uso o lanzoprazol, mas acho que meu organismo se acostuma com o medicamento, pois seguido tenho irritações na garganta( laringites, faringites) não sinto azia, mas tenho dores no peito as vezes, cuido a alimentação, não bebo nem fumo. Minha última endoscopia foi a exatamente um ano, onde constou a esofagite peptica e tomo interruptamente o medicamento. Devo fazer a cirurgia e o quadro pode se agravar? Devo mudar de medicamento novamente? Aguardo uma ajuda, obrigado

  7. Avatar de Wagner Ramos
    Wagner Ramos

    Ola amigos! Gostaria de saber se alguem tem os sintomas que tenho, relacionados ao estomago. Desde criança tenho uma sensação de ansia, como se fosse uma fraqueza estomacal, persistente, tem dias que fica o dia todo incomodando ate pra falar. Tenho 28 anos, e essas ansias sempre aparecem e duram um bom tempo, as meses mais de um mes, e derepente melhora. Meu diagnostico sem endoscopia foi de gastrite, ja tomei Omeprazol, pantoprazol, hidroxido de aluminio, etc, e nada desse sintoma melhorar só melhora quando tomo Dramim, raramente tenho enjoo, porem nao posso comer tudo que gosto e que quero que ao aparecer a ansia acabo tendo vomito, as vezes nao sai nada só a sensação de ansia mesmo que me incomoda.

    Alguem tem esses sintomas que relatei, e que ja fez endoscopia e qual o diagnostico?

    Abraços.

    Quem quiser me informar sobre isso pode mandar um email [email protected]

    Obrigado.

  8. Avatar de Cristiane Azevedo
    Cristiane Azevedo

    Estou com esofagite desde o começo de 2009. Após sentir muitas azias do estômago em direção à boca, com queimação e gosto amargo a ponto de parecer q tinha veneno no meu estômago, esôfago e boca, procurei um médico e fiz endoscopia, quando foi constatado gastrite e esofagite moderada. Fiz tratamento com lanzoprazol e motillium, até que melhorei. Mas após uma crise de estresse e nervoso no meu trabalho o problema voltou pior, com dores na região do peito ( que na verdade são no esôfago) e muita, muita azia do estômago até o esôfago. Quando estou pior, mal acordo e já tenho q levantar, pois ficar deitada dói mais. Vou experimentar o chá e ver se melhora. Quem tem esse problema sabe que é uma luta diária. Acho que fatores emocionais interferem muito também.

  9. Avatar de Rosane Oliveira
    Rosane Oliveira

    Tenho pangastrite e refluxo estou sentindo dores no estômago sempre de madrugada,uma dor insurpotável,fui ao médico fiquei no soro,sinto mal estar e o estômago fica estranho,tomo espinheira santa e omeprazol melhora um pouco mais não cem por cento,estou desesperada não sei o que faço,vou fazer outra endoscopia,fico assustada pois perdi uma colega com câncer no estômago e tenho um conhecido com mesmo problema e está internado .Peço a DEUS que nos ajude e nos cure!

  10. Avatar de Valéria Maria
    Valéria Maria

    Estou com esofagite do grau B, gostaria de saber como tratar alem dos remédias normais o médico passa. Também queria saber se você conhece algum médico gastro-homeopatico aqui em Recife.

    Obrigada.