O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.
Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.
Por Carlos Heitor Pioli
Nome Científico: Maytenus Ilicifolia
A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.
Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.
Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.
Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.
OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.
O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br
Como fazer o chá de espinheira santa
- Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
- Desligue o fogo e abafar por 10 minutos
Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.
COMO BEBER:
- Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Entenda a esofagite de refluxo
Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.
Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.
Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.
Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.
Alimentação proibida
- – Alimentos gordurosos e frituras em geral
- – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
- – Frutas secas e cristalizadas
- – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
- – Feijão e outras leguminosas
- – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
- – Café, chá preto, mate e chocolate
- – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- – Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos
- – Leite, queijo fresco, ricota
- – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- – Sopas magras
- – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- – Ovos cozidos, ponches, quentes
- – Verduras e legumes bem cozidos
- – Frutas (exceto as mencionadas acima)
- – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
- – Arroz, macarrão simples
- – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos
Recomendação importante:
– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar
Comentários
186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”
fiz endoscopia e o resultado deu esofagite erosiva grau A de los angeles
e gastrite erosiva moderada de antro, o médico passou domperidona ( motilium) um comp 30 minutos antes do almoço e outro 30 minutos antes do jantar e passou de 12 em 12h pantocal durante 14 dias e após 14 dias apenas um comprimido por dia para manutenção . esse tratamento é duarante 28 dias. Evitar ácidos-cítricos , frituras e gorduras por 60 dias. fazendo esse tratamento é 100% cura em 2 meses.
Estou tratando de uma pangastrite leve com lansoprazol e alimentação moderada. Acontece que ao meio disso tudo ainda tive que fazer uma limpeza de vermes com secnidazol 1000mg dia 04/09 e nos dias 05, 06 e 07/07 helmiben nf a cada 12 horas. Desde de ontem dia 08 que sinto fome sem parar, parece que tudo o que como não satisfaz. POde ser efeito do remédio ou por que realmente estava infestado e agora necessito de nutrientes? Me sentia muito fraco, fadigado e com aparencia pálida, agora um pouco mais animado.
Neste caso, o que devo comer e de quanto em quanto tempo? a fome aparece a cada hora e meia, duas horas e doi demais.
Grato
oi gente
eu li todos os comentários e agora mesmo minha mãe está fazendo um chá para mim de espinheira santa. Eu acho que estou com esofagite. o interessante é que nenhum dos sintomas que citaram coincide com o meu. O único sintoma coincidente é a azia que vai até perto da garganta.não sinto enjôos e nem vontade de vomitar apenas uma sensação de leve aperto na garganta. quando eu não como frituras e nem coisas ácidas a azia não aparece. Nesta madrugada dormi com um travesseiro extra e não tive azia e quando estou com muita fome começo a tossir. os sintomas quase não coincidem só a azia. abraços
quarta – feira irei fazer a endoscopia. já fiz outras vezes
De alguns meses pra cá estava com um mal estar,sensação de bolo na garganta,era horrível.Toda noite era o mesmo incomodo para dormir.Lí sobre o cha de espinheira Santa e posso dizer que foi uma Santa Espinheira mesmo…Na primeira vez que tomei o alívio foi na hora,eu SENTI a sensação sumindo conforme ia tomando o chá.Fiz alguns exames e não apareceu nada.Informei ao médico sobre o chá e ele próprio falou que a espinheira santa é estudada no mundo inteiro e tem eficácia comprovada.Como já tenho o hábito de tomar chás,pelo menos de 2 em 2 dias substituo um dos outros,pelo cha de espinheira santa.
Tambem tenho esofagite por refluxo!
Ja experimentei quase todos os tratamentos..
No meu caso os melhores sao: Nexiun sem duvida a melhor droga ($$$)O cha de Boldo eh maravilhoso bem forte bem amargo achei mil vezes melhor que Espinheira Santa…
E agora vou testar o q os Ingleses dizem q eh o melhor: Vinagre de maça organico isso mesmo!
Tenho 26 anos e gastrite. Uma ótima dica é homeopatia, melhor ainda se for um gastro homeopata.
Quando tenho crises, que são raras, uso Omeprazol e uma fórmula de ervas – não estou com os nomes aqui, mas lembro que tem boldo, passiflora, etc…
Agora, na época "normal", tomo cápsulas de Espinheira Santa 500 mg se sentir algum desconforto. Deu uma melhorada boa, sim e evita que as crises se instaurem…rs
Enfim, o ideal é cada um procuram um médico, mas, pela minha experiência, vejo que essa dica da Espinheira Santa tem um embasamento científico sim.
tenho gastrite cronica leve e esofagite me tratei fiz a endoscopia novamente e deu normal mas ainda sinto aperto no peito queimação e nó na garganta o que sera isso? eu nunca mais vopu ter uma vida normal?
ha 24 anos tenho azia ,uma queimaçao que me deixa fraca e sonolenta sem animo p/nada ,nunca fui ao medico ,se eu comer alimento que tenha pimenta do reino e um veneno p/mim ,tem epoca que meu estomago esta mais delicado ,que ate guarana,abacate ,bolo de cenoura ,b.milho leite o remedio que tomo e eno que o alivio e emediato ou como maça que p/ mim faz bem DESEJO MELHORA P/TODOS.
olá pessoal;
Há quase dois anos sinto os mesmos sintomas que vocês informaram. Descobrir que, quando a queimação está muito forte, colocando algumas pedras de gelo sobre a boca do estômago, o alívio é imediato. O meu médico prescreveu 28
cápsulas de nexus, em jejum, 1 por dia. A espinheira santa tambem alivia e bastante.
Boa sorte pra vocês e pra mim tambem, o meu e-mail é [email protected]