O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.
Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.
Por Carlos Heitor Pioli
Nome Científico: Maytenus Ilicifolia
A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.
Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.
Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.
Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.
OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.
O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br
Como fazer o chá de espinheira santa
- Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
- Desligue o fogo e abafar por 10 minutos
Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.
COMO BEBER:
- Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Entenda a esofagite de refluxo
Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.
Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.
Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.
Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.
Alimentação proibida
- – Alimentos gordurosos e frituras em geral
- – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
- – Frutas secas e cristalizadas
- – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
- – Feijão e outras leguminosas
- – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
- – Café, chá preto, mate e chocolate
- – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- – Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos
- – Leite, queijo fresco, ricota
- – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- – Sopas magras
- – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- – Ovos cozidos, ponches, quentes
- – Verduras e legumes bem cozidos
- – Frutas (exceto as mencionadas acima)
- – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
- – Arroz, macarrão simples
- – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos
Recomendação importante:
– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar
Comentários
186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”
Olá, descobri final de 2008, atráves de uma endoscopia que tenho esofagite. Li relatos acima e ninguêm sente os sintomas que eu sinto. A queimação começa pela manhã e segue para o lado esquerdo dando uma sensação de dor no peito, ou seja, tipo infarto, fui duas vezes ao hospital. esse ano sua ao cardiologista e está tudo bem com relação ao meu coração. Gente é uma sensação ruim principalmente quando estou participando de reuniões e outros programas. Caso alguêm tenha a mesma situação que eu por favor relate. Abraços a todos e sucesso no tratamento.
Oi, eu tenho esofagite e gastrite crônica leve e a minha costa doi quando como comida pesada, como feijão e frituras, essas dores nas costas é normal? desde já lhe agradeço se for atendido. Um abraço.
Cuidado!!!!esofagite nada mais é que o suco gástrico do estômago que retorna para o esôfago,destruindo a mucosa deste causando danos as vezes irreversíveis.Meu irmão não levou a sério e teve um câncer de esôfago parte alta e traquéia,achando que omeprazol bastasse.Façam endoscopia,biópsia o que for necessário para diagnosticar certo.Prque muitos méd só dizem que é fundo emocional e meta omeprazol sem envestigar.Acredito em chás , homeopatias e alopatias tmbém.Investigue!!!a tempo. Meu irmão depois de pânico,químios,radios,sofrimento e Fé,está curado graças à Deus.Cuidem-se .Abraço
a quase 5 anos estou com esofagite comecei tomando omeprazol 40 pela manha e montillium antes das refeiçoes mais na disto adiantou tenho dores horriveis como se fossem espasmos que mal consigo respirar doi todo o esofago,mais o medico disse q eu tenho uma esofagite leve e com o regime vai sarar.Ja estou cansada de fazer os regimes e de na adiantar quero operar e gostaria de saber como eh todo o procedimento.Obrigada pela atençao…aguardo resposta.
Oi quero uma ajuda sobre esofagite moderada sem presença de H Pilori.Tenho algumas dores forte na boca do estomago as vezes afeta a parte das costas isso faz mais ou menos 2 anos.Esse ano essa dor foi tão forte que fui ao pronto socorro e de tanto vomitar fiquei desidratada,o medico me falou que eu estava jogando para fora o meu suco gastrico, a partir desse dia começou uma bateria de exames sendo uma endoscopia e exame de sangue ambos com alterações uma esofagite e o outro linfocitos relativo neutropenia e leucomenia.O medico ainda não me deu remedio e ainda estou fazendo exames.Vocês podem me ajudar?
Obrigado DEUS ABENÇOE
Oi quero uma ajuda sobre esofagite moderada sem presença de H Pilori.Tenho algumas dores forte na boca do estomago as vezes afeta a parte das costas isso faz mais ou menos 2 anos.Esse eno essa dor foi tão forte que fui ao pronto socorro e de tanto fomitar fiquei desidratada,o medico me falou que eu estava jogando para fora o meu suco gastrico, a partir desse dia começou uma bateria de exames sendo uma endoscopia e exame de sangue ambos com alterações uma esofagite e o outro linfocitos relativo neutropenia e leucomenia.O medico ainda não me deu remedio e ainda estou fazendo exames.Vocês podem me ajudar?
Obrigado DEUS ABENÇOE
Lir todos os comentários e nem um é igual a meu problema,tenho uma dor esquisita, no estomago q comessa pequena e vai aumentando eu fico dezesperada,tomo agua e ador vai diminuindo,isso ja faz alguns anos,as vezes eu tomo agua e ñ quer passa.tambem sinto um gosto amargo na boca,e um ódor forte q sai do estomago,fico ate com nojo,por favor se alguem sabe o que e isso…me diga.os alimentos q dá aziár em mim e carfé,batata doce,coco e algumas comida gordurosas,e as vezes os alimentos ñ fazem digestão ,da impressão que quer vouta!!!!!!!!!!
Lir todos os comentários e nem um é igual a meu problema,tenho uma dor esquisita, no estomago q comessa pequena e vai aumentando eu fico dezesperada,tomo agua e ador vai diminuindo,isso ja faz alguns anos,as vezes eu tomo agua e ñ quer passa.tambem
Em março de 2008, sofri um acidente na coluna com Skate. Tomei uma série de medicamentos para me restabelecer. Seis meses após, comecei a sentir uma queimação no estômago. Fiz exames (endoscopia) e descobri uma úlcera grástica, tratei com medicamentos e aparentemente passou. Em novembro de 2008 comi uma cocada e delá para cá é só encômodo. Estou tomando o chá da espinheira santa todos os dias antes do almoço e antes de dormir,e melhorei uns 80%. Sei que só o chá não vai curar, mas alivia o problema até a cura total. O mais importante é cuidar na alimentação. Não que você não possa comer mais nada, mas a maneira como a alimentação é preparada é o fator X. Exemplo: Ovo frito não PÓDE ! Ovo cozido PÓDE ! Capitche !!! Melhora a todos que possuem este problema, e um grande abraço!!!
Senhores (as),
Fiz endoscopia e foi diagnosticado Esofagite Edematosa Distal Leve + Gastrite Antral Leve + H. Pylori.
Tenho sentido todos os sintomas já relatados por várias pessoas além de queimação pelo corpo todo (Principalmente nas costas); Dormencia nos braços e pernas; Leve falta de ar e dor de cabeça.
Gostaria de saber se alguem tambem já sentiu estes sintomas e se PANTOPRAZOL 20mg é indicado para o tratamento.