O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.
Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.
Por Carlos Heitor Pioli
Nome Científico: Maytenus Ilicifolia
A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.
Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.
Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.
Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.
OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.
O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br
Como fazer o chá de espinheira santa
- Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
- Desligue o fogo e abafar por 10 minutos
Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.
COMO BEBER:
- Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Entenda a esofagite de refluxo
Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.
Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.
Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.
Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.
Alimentação proibida
- – Alimentos gordurosos e frituras em geral
- – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
- – Frutas secas e cristalizadas
- – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
- – Feijão e outras leguminosas
- – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
- – Café, chá preto, mate e chocolate
- – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- – Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos
- – Leite, queijo fresco, ricota
- – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- – Sopas magras
- – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- – Ovos cozidos, ponches, quentes
- – Verduras e legumes bem cozidos
- – Frutas (exceto as mencionadas acima)
- – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
- – Arroz, macarrão simples
- – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos
Recomendação importante:
– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar
Comentários
186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”
Sofro a anos com os mesmos problemas de estomago e até intestino, chamado problemas a gastrointestinais e tudo começa na boca, comer rápido, não ter disciplina quanto ao horário de alimentação. Já sei de toda a ladainha, porém quando melhoro esqueço tudo. Mas o tratamento é sempre o mesmo.
Com o homeopata aprendi a tomar Espinheira Santa 2 litros ao dia, como se fosse a água. Durante as crises alimento só sopas leves de raizes(inhame, cará,..) aboboras, arroz integral, nada industrializado, em jejum tomo semente de linhaça coada depois de cozida, e frutas aliados na regeneração dos tecidos. Lembrando do leite ele é um veneno pra quem tem problemas gástricos, alguns médicos dizem que ele foi feito pra bezerro que quando adultos largam, só de parar com o leite e laticínios já melhoro um pouco. Enfim uma dieta natural, além de melhorar tudo ainda te acrescenta energia e qualidade de vida. Mas consultas com médicos não podem ser dispensados porque as vezes é necessário entrar com o omeoprazol, etc…
TENHO ESOFAGITE E HERNIA DE HIATO,HÁ ALGUM TEMPO VENHO SOFRENDO DE DORES NO PEITO,PRINCIPALMENTE DO LADO ESQUERDO,PARECE QUE O CORAÇÃO DOE, AS COSTELAS TB.A FLATULÊNCIA ME INCOMODA MUITO,DIARIAMENTE.SERÁ QUE ALGUÉM SENTE O MESMO?
PESSOAL, QUANDO ESTIVE NA PARAIBA CONHECI UM REMEDIO CHAMADO AGUA RABELO. É MUITO BOM PRA DOENÇAS ESTOMACAIS E INTESTINAIS. QUEM PUDER EXPERIMENTAR… MELHORA MESMO.
Pelo que li aqui, esta matéria é antiga. Mas, se vale uma opinião de "experiência própria", comer algumas folhinhas de hortelã, todos os dias (pode colocar na saladinha) cura até úlcera estomacal; mas tem de ser tomada com persistência. Eu até fiz uma jardineirinha só de hortelã. Adoro e me curei dos males do estômago. Espinheira Santa tb é muito com. Uma terapeuta (iridóloga) já me receitou, para tomar o chá, todos os dias, uma vez por dia na hora do almoço. Espero ter ajudado. TRATAMENTO COM ERVAS É SAUDÁVEL E NÃO TEM EFEITOS NOCIVOS COMO OS REMÉDIOS UNDUSTRIALIZADOS. Mas é preciso saber como fazer e o jeito de tomá-los. Abraços a todos!
minha medica me proibiu até chá de hortela ,então acho que comer as folhas é que não pode mesmo