O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.
Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.
Por Carlos Heitor Pioli
Nome Científico: Maytenus Ilicifolia
A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.
Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.
Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.
Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.
OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.
O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br
Como fazer o chá de espinheira santa
- Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
- Desligue o fogo e abafar por 10 minutos
Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.
COMO BEBER:
- Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Entenda a esofagite de refluxo
Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.
Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.
Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.
Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.
Alimentação proibida
- – Alimentos gordurosos e frituras em geral
- – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
- – Frutas secas e cristalizadas
- – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
- – Feijão e outras leguminosas
- – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
- – Café, chá preto, mate e chocolate
- – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- – Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos
- – Leite, queijo fresco, ricota
- – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- – Sopas magras
- – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- – Ovos cozidos, ponches, quentes
- – Verduras e legumes bem cozidos
- – Frutas (exceto as mencionadas acima)
- – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
- – Arroz, macarrão simples
- – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos
Recomendação importante:
– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar
Comentários
186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”
boa noite a todos . tb estou sofrendo dessa mesma doença q nos mal trata tanto … alguem sabe me dizer se isso tem cura ? estou tomando domperidona e tb o cha de espinheira santa .. ñ vejo a hora de poder voltar a minha vida normal.sinto gosto horrivel na boca . tonturas . bolinhas pretas na minha visao horrivel , mas acima de td tenho fé em Deus que um dia .. ele a de me colocar em liberdade dessa enfermidade horrivel… as vezes penso q vou morrer de tanta dor no meu peito e nas costas …
abs a todos fiquem com Deus
Muito bom saber que existem pessoas com vcs que compartilham de seus conhecimentos….
o médico não recomenda o consumo de café e de chocolate, apenas
mas, quem é que vive sem tomar café, ou comer chocolates
é claro que aí o que funciona é a razão
comer menos chocolate
ganha a silhueta
tomar café descafeinado, uma delícia!
o resto.não vou parar de comer as coisas que mais gosto e sempre comi
frutas, verdura
parar de comer morando, péssego, kwi?????
jamais…
parar de comer brócolis????
nunca…
é um exagero
o médico diz apenas que não coma chocolate, o que não como muito, mas esse pouco não vou deixar de comer
e de tomar café, que já vou tomar descafeinado
que chique..tomar café."décafeiné"…é muito gostoso
Boa noite pessoal, me compartilho com o sofrimento e a inquietaçao de vcs que sofrem de esofagite, sendo que eu mesmo tb sofro do mesmo mal.
desde 2008 descobri que tinha esofagite de refluxo sendo que esta esofagite estava evoluindo para o "barret", meus sintomas eram, dor no peito, queimaçao nas costas e no torax, alem de sentir pigarro toda vez que eu comia algum doce. Ocorre que no meu caso nao tive muita escolha, os medicos me trataram com Pariet que por sinal é muito bom alem de tomar Motilium, ocorre que ao parar o tratamento os sintomas voltaram, e em setembro de 2009 fiz a cirurgia, que inicialemnte foi muito bem sucedida, após um ano da cirurgia os sintimas voltaram, infelizmente nao tive muita sorte, mas conversei com varias pessoas que fizeram a cirurgia e estao devidamente curadas. Hoje em dia em continuo tomando medicamentos para aliviar os sintomas e estou constantemente fazendo exames para uma possivel reoperaçao, pois eu sei que vai chegar um momento que nao vou aguentar e ae é arriscar e partir para outra operaçao para tentar refazer a valvula de forma mais eficaz para que se elimine de vez o problema. A cirurgia nao é tao complicada e em 95 % dos casos tem exito, infelizmente no meu ela foi 70% eficaz apenas. Abraço!! Quem quiser me add para trocar ideias sobre o asssunto ae vai meu msn: [email protected]
tenho a sensaçao que o alimento para no pescoço fiz endoscopia e deu esofagite e hernia de hiato o medico deu pantoprazol por 6meses se nao resolver ai e cirurgico.mas tenho dor no peito ,nas costas,seca a garganta tosse e ate me afogo vivo com garrafa de agua e horrivel
Ola, pessoal. Eu tive esofagite e gastrite leve no final de 2010. O médico me receitou Domperidona 10mg e tomei durante 28 dias, juntamente com o Nexium. Após acabar os tratamento, os sintomas voltaram. Comecei a tomar Espinheira Santa em capsulas. Tomava 2 cápsulas 3 vezes ao dia e o sintomas foram de gastrite, esofagite, dor no peito e todos os demais sintomas foram embora, exceto a tontura, que tratei com chá de gengibre. Agora que estou bem, tomo 2 cápsulas ao dormir, assim posso tomar café durante o dia que não faz mal. EU SENTIA TONTURA POR CAUSA DOS MEDICAMENTOS, ENTÃO TOMEI CHÁ DE GENGIBRE E A TONTURA FOI EMBORA INSTÂNTANEAMENTE. Para fazer o chá é só pegar um pedaço de 4 cm de gengibre e colocar na água fria e deixar mornar, não esquente muito pois pode perder algumas propriedades do gengibre, assim que o chá estiver morno é só esperar 10 minutos e tomar. Em questão de 1 a 2 horas a tontura vai passar e você não sentirá mas nada.
A Espinheira Santa é vendida em algumas farmácias. Aqui em Campinas várias farmácias vende.
Pessoal, eu tive gastrite leve e esofagite. Comecei tomando domperidona e me dava tontura. Após o tratamento os sintomas vontaram, então comecei tomando Espinheira Santa em capsulas. Tomava 2 capsulas 3 vezes ao dia, quando estava tendo bastante refluxo. O refluxo e a dor no peito passou e não sinto mais nada. Agora que estou bem, tomo 2 cápsulas ao dormir. Com isso posso tomar café que não faz mal. QUANDO TOMAVA DOMPERIDONA ME DAVA TONTURA, ENTÃO, TOMEI CHÁ DE GENGIBRE E A TONTURA PASSOU INSTANTANEAMENTE.
Olá, gostei muito de ter encontrado este espaço. Como muitos comentários anteriores, eu também fiquei muito tempo sem ser diagnosticada de forma correta. Cheguei a procurar um Gastro bem conceituado aqui no Rio, cheio de diplomas de doutorado e ele me disse que era somente para eu procurar uma nutricionista, pois estava acima do peso. Não me pediu um exame sequer. Então fui a outro especialista em gastro que fez a endoscopia e me disse q eu tenho esofagite de refluxo grau a los angeles. Me passou 21 dias de Pantoprazol e pedi para que eu evtasse farinha de trigo branca, gordura, chocolate e caféina. Enquanto estava om o medicamento não senti nada, mas agora tudo voltou e apesar de ter um diagnóstico, ele não me informou muita coisa que acho q deveria ter informado, dado o tremendo mal estar q sentimos. Estou marcando outro profissional, pois após compartilhar deste espaço, fica mais fácil conversar com eles. Um abraço a todos e realmente devemos ter calma e paciencia.
ola me chamo Priscila tenho vinte um anos, faz dois anos que sofro de gastrite, refluxo porém a gastritre ja me curei, porem o refluxo não consigo, tomo omeprazol a varios meses sigo a dieta de forma correta, e mesmo assim sinto um amargo na boca, azedo e dor no peito me ajude o que eu faço
quando aperto a bolinha logo abaixo do peito,irradia uma dor forte no peito e nas costas,comecei a sentir isso a mais ou menos 8 meses, fui ao médico e estou segundo ele com esofagite.pantoprazol 56dias e mais 28dd por minha conta.
parei com o cigarro,café,chocolate,pimenta,carne de porco,cerveja,refrigerante,frituras quase total, tomo duas vezes ao dia chá de espinheira santa, e acho que eu é que vou virar santo. essa porquera é demorada mesmo,ou vou ter que fazer endoscopia,continuo insistindo na medicação ? a cura é lenta mesmo?