Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite

O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.

Azia ou esofagite de refluxo

Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.

Espinheira Santa

Por Carlos Heitor Pioli

Nome Científico: Maytenus Ilicifolia

A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.

Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.

Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.

Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.

OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.

O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br

Como fazer o chá de espinheira santa

espinheira-cha

  • Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
  • Desligue o fogo e abafar por 10 minutos

Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.

COMO BEBER:

  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Entenda a esofagite de refluxo

Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.

Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.

Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.

espinheira-cha1

Alimentação proibida

  • – Alimentos gordurosos e frituras em geral
  • – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
  • – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
  • – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
  • – Frutas secas e cristalizadas
  • – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
  • – Feijão e outras leguminosas
  • – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
  • – Café, chá preto, mate e chocolate
  • – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
  • – Bebidas alcoólicas e gasosas

Alimentos permitidos

  • – Leite, queijo fresco, ricota
  • – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
  • – Sopas magras
  • – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
  • – Ovos cozidos, ponches, quentes
  • – Verduras e legumes bem cozidos
  • – Frutas (exceto as mencionadas acima)
  • – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
  • – Arroz, macarrão simples
  • – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação importante:

– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”

  1. Avatar de valeria
    valeria

    Oi! Gostaria de uma resposta para meu pai. Ele sofre com muita dor do estomago se passa da hora de come a barriga fica enchada e depois que ele come fica cheio de gazes, passa dias para volta ao normal e ele e muito ansioso quando mais tempo passa para volta ele toma varios remedios que acho que prejudica mais ele., Ele senti muita tontura, enchaço .

  2. Avatar de paco
    paco

    nao aguento mais dores entre o esogafo e oestomago e as vezes are no abdomem…oq fzer?

  3. Avatar de Ene Porto
    Ene Porto

    Nossa, como têm gente sofrendo do mesmo mal que eu!

    E é engraçado que a maioria dos médicos ñ conseguem de primeira chegar no diagnostico.

    Há mais ou menos 3 anos comecei com vários sintomas: queimação, falta de ar, tosse, dor fortíssima entre o peito e as costas, dores fortes nas costas e o pior, mau cheiro na boca, fui ao clínico que me mandou pro cardiologista, pneumologista, terapeuta, gastro, voltei pro clínico, passei pelo pronto socorro do Hospital SP, onde convenci ao médico que estava de plantão que meu diagnostico era esofagite de refluxo, lógico que descobri pesquisando em vários artigos na internet.

    Ñ operei porque nessa mesma ocasiao descobri uma fruta milagrosa e muito dificil de encontrar, seu nome é melao croá, ou melão cabloco, que é ótima para várias doenças, dentre elas câncer de próstata, eu consegui encontrá-la no interior da Bahia, seu preço varia entre 20 a 15 reais.

    Boa Sorte

  4. Avatar de Eunice
    Eunice

    Fiz endoscopia e meu médico constatou que meus sintomas são de gastrite com refluxo que queima meu estômago e também meu esofago e garganta.

    Posso tomar espinheira santa para esse caso também?

  5. Avatar de Eli
    Eli

    Bom tbm tenho esofagite, hérnia de hiato e gastrite.

    Estou fazendo tratamento com o omeprazol, ranitidina e bromoprida, tbm sinto minha barriga inchada, acidez é d+, mas o medico informou q se seguir a risca nao vou precisar operar,

    o q temos q fazer é ter fé em Deus orar muito, tratar e fazer exercicios fisicos que esta me ajudando mto mesmo sentindo dores abdominais

  6. Avatar de Rose
    Rose

    Olá pessaol!!

    Enqunto vcs não enc ontram a solução definitiva para seus problemas esofágicos, principalmente à noite ao deitar, qdo ela ataca mais, pode ser tomado o seguinte procedimento: Erga a cabeceira da cama com um calço, para ficar bem mais alta que os pés….assim vcs dormem com a parte superior do estomago mais elevada, evitando que o refluxo retornem com mais facilidade através do esôfago, até a garganta e queimando tudo.

    Eu passo por isso há anos, e, qdo estou em crise, já cheguei até dormir c dois travesseiros, antes de elevar a cabeceira…..funciona mesmo, mas não deixem de trat ar.

    Meu filho desde o nascimento passou por isso, e o médico me ensinou elevar a cabeceira, para ajudar , além do tratamento

    Porque, o refluxo pode ir até aos pulmões causando uma séries de complicações, como por ex. a pneumonia……

    Mas, fiquem tranquilos e procure se relaxar, junto com os tratamentos e td se resolverá.

    Espero ter ajudado

    bjs.

  7. Avatar de Davi
    Davi

    Cara Carmem Correa,

    E' muito confortante saber que alguém tb sente algo parecido com o que senti nas 3 ou mais crises em que me ocorreram os mesmos sintomas: dor nas costas, dor forte no peito, tontura forte, dor no braço e queimaçao nas palmas das maos e dos pés. Mas o mais dificil de suportar de tudo isso era a forte sensaçao de desmaio que acompanhava esses sintomas extremos. Ja que estou tomando lanzoprazol e domperidona além do magaldrato praproteger a parede do esofago, me rest5am somente as dores no esofogago e vez ou outra queimaçao. Mas, depois que inventaram o termo psicossomatico, exercer a medicina se tornou a profissao mais facil do mundo… Todos os médicos quando nao tem competencia pra descobrir ou curar alguma doença nos dizem que nossos sintomas sao psicossomaticos. Eu ja tive depressao e ansiedade por isso sei diferenciar bem uma crise de panico e sintomas psicossomaticos daqueles fisicos. Principalmente se acontecem em uma época da minha vida em que estou bem psicologicamente como agora.

    O que mais me irrita é a arrogancia desses profissionais que muitas vezes até ignoram os detalhes que estamos fornecendo. Ja ha cerca 7 meses estou nessa luta, sendo q as crises so tive recentemente. E o meu medico se recusa a me pedir uma endoscopia pq diz q o diagnostico ja é confirmado.

    No meu caso estou tomando os remèdios seguindo a dieta recomendada, (e com isso ja perdi mais de 10 kg tb) mas espero mesmo é em Deus a minha cura. Pq no meu medico nao confio e se tiver algo mais serio, so o proprio Deus mesmo é quem pode curar! Vou orar por todos vcs tb. Acho que a medicina sera confiavel no dia em que nao existirem mais medicos, mas que nos mesmos através da tecnologia, podermos nos diagnosticar e nos tratar com a ajuda de pessoas em quem confiamos qdo nao pudermos sozinhos. Deus continuara acima de tudo, mas até esse dia chegar, so' ELE pode nos curar.

  8. Avatar de thiago
    thiago

    Assino embaixo no texto acima do Sérgio Marchi. Tb tenho esofagite leve e gastrite leve de antro, porém são crônicos, ou seja, devo tratar e muito bem. Em dezembro do ano passado fiz uma dieta abusiva que meu médico me passou. Abusiva porque além de tudo que já foi falado acima, tive que cortar também qualquer tipo de alimento feito de farinha ( pães, massas, biscoitos, bolachas, etc.) além de batatas. Isso porque segundo ele, essas substâncias fermentam no estômago, produzindo acidez. A dieta não adiantou, já que continuei sentindo dores no peito e azias. Continuei tomando um monte de medicamentos, homeprazol, ranitidina 300 e peridal mas rompi com a dieta. Fiquei decepcionado porque esperava sofrer um pouco com uma dieta mas que fosse eficiente, e de nada me adiantou. Andei mudando também meus hábitos, como não beber com refeições e só duas horas após, jantar cedo e nada que seja pesado, não tomar café ( faz muito mal, corte praticamente da minha vida, e nem chá preto), comer muita fruta, principalmente maçã e mamão.
    Maa acho que no fundo meu mal e o de muita gente pode estar na cabeça, isto é, no stress, apesar de eu nunca achar que estou com isso. Por isso, vou começar a tomar remédios fitoterápicos (já que fazem menos mal à saúde do que os comuns), procurar essa erva “espinheira santa” e buscar algum tratamento anti-stress.

    Importante pessoal: meu pai é médico gastroentreologista, fitoterapeuta e acupunturista ( por incrível que pareça “em casa de ferreiro o espeto é de pau”) e não me dá alternativas para minha cura, mas quando levo meus exames de endoscopia para ele, a primeira coisa que ele observa é se não há na biópsia o chamado “esôfago de Barret”. Essa característica que se forma no esôfago de alguns pacientes pode evoluir para um câncer de esôfago. Fiquem ligados.
    Muita saúde a todos e um abraço

  9. Avatar de Sérgio de Mar
    Sérgio de Mar

    Tratamento da Gastrite, Esofagite Leve e ùlcera duodenal: Sugiro procurar

    um gastro e fazer uma endoscopia digestiva alta com biópsia do estomago

    e duodeno para verificar se existe a bactéria helicobacter, que está presente nos vegetais mal lavados, O Tratamento é com 2 antibióticos, bismuto e omeprazol ou pantoprazol , tratamento por 30 dias.

    A dieta alimentar é 80% para cura da doença.

    Pois se não fizermos a dieta junto com a medicação, ela volta pior.

    Fazer uma dieta, eliminando frutas cítricas; temperos de toda éspécie,

    cebola, ketchup, vinagre, enfim tudo que produz aumento da secreção ácida.

    Evitar bebidas com gás: agua mineral e refrigerantes; cervejas, sucos e vinhos. Utilizar o mamão no café da manhã e após o almoço substituindo as sobremesas, é um santo remédio!

    Ao dormir procure elevar o colchão na cabeceira aproximadamente 20 cms, ou um travesseiro firme e mais alto, para evitar o refluxo gástrico à noite. Utilizar água mineral sem gás, em média beber 2 litros por dia, e observar que o PH da água seja maior que 7,0, pois, quanto maior o PH melhor para reduzir a acidez estomacal. O PH do estómago é de 4.0 ( Muito ácido).

    No jantar diminuir a quantidade de alimentos, procurando não ingerir

    líquido nas refeições, somente 30 minutos após (Utilizar água).

    Fazer de preferência: 4 refeições diárias, sendo 2 substanciais no

    café da manhã e almoço e as demais bem leves.

    Se possível jantar no máximo até as 20:00 hrs. e se possível fazer

    uma caminhada de 30 minutos.

    Evitar os molhos de qualquer espécie são muito ácidos. Cuidado com as festas de final de ano, pois ingerimos muita bebida alcóolica, juntamente com carnes temperadas, perús, suínos, etc.

    Eu melhorei muito e estou fazendo um controle rígido na alimentação.

    Os alimentos que citei acima que são ácidos, eu consumo com muita

    moderação.

    Antes eu comia muito rápido, e mastigava muito pouco os alimentos.

    Restaurei alguns dentes que prejudicavam a mastigação.

    Procuro estar bem tranquilo quanfo faço às minhas refeições, evitando

    assim engolir muito ar que prejudica a digestão.

    Pessoal as dicas acima, vão ajudar muito vocês.

    Boa Sorte, Saúde e Um Abraço!

    Sérgio

  10. Avatar de Edson William
    Edson William

    oi gente sofro de esofagite e de uma hernia de hiato e passei dois meses no esomeprazol e não adiantou de nada e agora meu médico mandou eu tomar o pantocal por seis meses mais não sei se eu tomo ou espremento se funciona a espinheira santa.