Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite

O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.

Azia ou esofagite de refluxo

Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.

Espinheira Santa

Por Carlos Heitor Pioli

Nome Científico: Maytenus Ilicifolia

A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.

Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.

Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.

Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.

OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.

O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br

Como fazer o chá de espinheira santa

espinheira-cha

  • Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
  • Desligue o fogo e abafar por 10 minutos

Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.

COMO BEBER:

  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Entenda a esofagite de refluxo

Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.

Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.

Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.

espinheira-cha1

Alimentação proibida

  • – Alimentos gordurosos e frituras em geral
  • – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
  • – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
  • – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
  • – Frutas secas e cristalizadas
  • – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
  • – Feijão e outras leguminosas
  • – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
  • – Café, chá preto, mate e chocolate
  • – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
  • – Bebidas alcoólicas e gasosas

Alimentos permitidos

  • – Leite, queijo fresco, ricota
  • – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
  • – Sopas magras
  • – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
  • – Ovos cozidos, ponches, quentes
  • – Verduras e legumes bem cozidos
  • – Frutas (exceto as mencionadas acima)
  • – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
  • – Arroz, macarrão simples
  • – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação importante:

– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Fui diagnosticado com esofagite faz alguns dias, de começo achava que estava tendo um ataque do coração ou até um derrame. Fiz a endoscopia e detectou esofagite, hernia de hiato e pangastrite. Sinto muita tontura, dores de cabeça e alguns casos até umas crises de ansiedade, causando as vezes um pouco de pânico (pra não dizer:instinto psicopata), boca salivando e dores de ouvido tambem. Vou dizer que tenho problemas de estômago já faz 15 anos, tenho 29.Essa doença começou a pouco tempo e judia bastante, mais o psicológico do que o fisico. Comecei o tratamento com nexium e bromoprida. Espero ter alguma resposta boa em alguns dias… Vou tentar a espinheira santa também e vou dizer o resultados.

  2. Avatar de Ruan

    boa noite brenda eu te recomendo procurar uma gastro e indicar a phmetria e manometria esses exames sao expecificos pra saber realmente qual o seu problema.

  3. Avatar de carmen correa

    também tenho esofagite de refluxo a muito tempo, juntamente com uma hérnia de hiato. meu problema foi causado por medicamentos para artrite, que são de uso contínuo. tive sintomas horríveis, e não sabia do que se tratava. fui em muitos médicos e fiz muitos exames, pois me falavam que era psicosomático (isso não significa que vc não tenha o problema, só que nenhum me falou de esofagite) o clinico geral me passou para o otorino, pois a salivação incomodava muito, e a falta de ar. fiz laringoscopia e não descobri nada.fui a varios dentistas pesquisar o problema da salivação, e nehum sabia o pq, disso. só que o problema foi piorando, até que um dia fui internada por um médico, amigo meu, que chamei em casa pois achei que estava enfartando, dores fortíssimas no peito, falta de ar, dores nas costas, tonturas, não conseguia respirar direito, nem falar, e hora a boca ficava seca, ou salivava demais, e dores nos braços, como o sintoma de enfarte. fiquei em observação no hospital, fiz os exames cadiológicos, fiz exame de pulmão e outros. sai do hospital sem o diagnóstico, com recomendação de investigar com um cardiologista. no cardiologista fiz aquele exame, que se fica 24 horas com um aparelho no peito, para verificar os batimentos cardíacos (hotter, se não me engano) e nada. o cardiologista me falou que eu tinha que fazer terapia, só que eu estava fazendo terapia, particular e em grupo, rsss.

    bom, para encerrar eu mesma fui fazer uma endoscopia, por minha conta e soube da esofagite. com os remédios, melhorei muito pouco. há anos tomo ranitidina 300mg a noite e de manhã, já usei a espinheira santa, que é muito boa sim, e soube que é liberada pelos médicos, pq foi comprovada sua eficácia. me admiro por ter procurado tantos médicos, e nenhum conhecer os sintomas da esofagite, gente! que é isso? e estou vendo o qto tem gente sofrendo com isso, até hoje, e não se tem uma informação correta sobre esse assunto. não se assustem com a esofagite, ela judia muito, mas não mata, e nesse mundo , tumultuado que vivemos, a tendencia é aumentar, pois o estress, causador da ansiedade, da irritabilidade, só faz aumentar essa azia mundial cronica. para quem quer saber onde encontra a espinheira santa, como uma senhora de portugal perguntou…a espinheira santa, é vendida em saquinhos, como os outros chás, na marca chá chinelo vc encontra, nas farmácias, e tbm folhas verdes, in natura, nas feiras. eu recomendo para quem está sofrendo, alem dos remédios, dos chás e alimentação correta, usar métodos como relaxamento, reiki, massagens, eu uso e ajuda muito, nas crises. obrigada pelas informações que recebi de todos vcs, dessa forma vamos aprendendo. DEUS nos abençõe!

    (para o marido da elen…. não subistime o problema de sua esposa, se ela está se sentindo mal e sofrendo, saiba que é verdade, e agindo dessa forma incompreenciva, ela só irá ficar mais doente. elen, querida, continua buscando sua melhora, tanto no físico, como no emocional.)

    bjus!

    0

    9

  4. Avatar de Rosana

    Fiz a cirurgia de gastroesofagico hà 2 anos mas sempre tive dificuldades para deglutir carnes ou outro alimento com consistência parecida, hoje estou com muita queimação na garganta que chega ao céu da boca e também falta de ar é como se eu não conseguisse fazer todo o processo normal da respiração,gostaria de saber se alguém também teve algum problema parecido pois estou com medo obrigada

  5. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    Ola, conheço uma pessoa que operou e nunca mais teve problema.

    Estou fazendo tratamento com Rabeprazol e Domperidona, mas não vem surtindo efeito, já vi pessoas fazerem uma dieta corretissima e não conseguirem se curar da Esofagite, em suma, a melhor opção realmente é a operação. Nessa operação o médico "fecha" a válvula que abre na hora errada, e deixa o liquido gastrico voltar para o esofago.

  6. Avatar de Ana Paula
    Ana Paula

    Estou fazendo o tratamento da esofagite com a Espinheira Santa e melhorei muito. Eu tomo em capsulas da Herbarium.

    Não pude tomar medicamentos como Omeprazol e só tomo a espinheira santa e em conjunto faço acupuntura, já estou quase boa.

    Recomendo.

  7. Avatar de VALDENIR
    VALDENIR

    gostaria de fazer o tratamento com o espinho santa, mas aqui no nordeste ñ conheçemos esta plata.

    gostaria de receber uma muda dela..

  8. Avatar de Paulo Vitor
    Paulo Vitor

    Bom dia, boa tarde e boa noite a todos.

    Bom… gostaria de colocar pra vocês a minha história, eu tenho 25 anos, em junho de 2009 comecei a sentir problemas no estômago, dores, sempre com sensações de fome mesmo quando comia bem.

    Foi então que procurei um especialista e foram feitos alguns exames, entre eles a temida endoscopia digestiva, foi diagnosticado que eu tenho uma hérnia de hiato, esta hérnia piorou a minha visão, minha capacidade de concentração, me dava muito mal-estar que cheguei a confundir com depressão.

    Mas hoje tudo esta melhorando e a dica que dou pra vocês é procurar conhecer a vida espiritual e se consultar em um centro espirita, quem tem fé nestas coisas deve realmente se tratar espiritualmente, faz um bem enorme.

    Pegunte para seus amigos ou familiares onde tem um centro destes de confiança.

    Hoje estou me curando de uma doença muito chata e estou muito feliz novamente, fazia tempo que eu não fazia uma bagunça. rsrsrsrssss

  9. Avatar de ricardo

    não aguento mais as dores no meu esôfago, não posso mais correr, andar de bike e jogar bola, estou depressivo. queria tanto sarar disso.

  10. Avatar de brenda
    brenda

    ai gente, como me encomoda muito , este mal estar q sinti na boka, sintio muito ardencia na boka , dizem q é ardencia bucal, so sei dizer q naum desejo p/ ninguem o q sinto,arde tudo tbm fika queimando , como uma ardencia, depois tbm fika doendo meu pescoço, so q o que mas me encomoda é ardencia q finto na boka,sinto 24 h p/ dia, ja fui varios medicos , ninguem descubriu so fika me passando remedios, + naum adianta , vcs sabem algum p/ me passar, p/ ver se eu fiko curada , deste mal q sinto a varios anos, me ajuda obrigado, fiko esperando uma resposta