Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite

O Chá de espinheira santa ajuda no tratamento gástrico, mas dependendo do caso o correto é sempre consultar uma médico e caso necessário fazer exames para ver o grau em que está seu problema de saúde ou da esofagite gástrica.

Azia ou esofagite de refluxo

Pesquisando sobre o assunto, tem um estudo sobre a espinheira santa e quais os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados para quem tem Esofagite de refluxo ou em nome popular, a azia, aquela queimação que até perece que tem fogo dentro do estômago e volta dando uma sensação de calor e amargo misturados na boca.

Espinheira Santa

Por Carlos Heitor Pioli

Nome Científico: Maytenus Ilicifolia

A espinheira santa tem origem no Brasil, de Minas Gerais até o Sul e ao longo do Rio Paraná.

Princípio Ativo: Carotenóides, taninos, óleo essencial, terpenos (maitensina, maitomprina, maitombutina e maitolidina), flavonóides, pigmentos antocianina, mucilagens e açúcares.

Indicação da espinheira santa: Afecções gástricas como atonia, hiperacidez, úlcera gástrica e duodenal e gastrite crônica. Trabalho realizado em 1991 mostrou que seu chá é tão eficaz quanto as duas drogas mais usadas para este tratamento: ranitidina e cimetidina.

Como usar: Numa xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de suas folhas picadas, complete com água fervente, abafe por 10 minutos, depois coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.

OBS: A espinheira santa é contra indicada para gestantes e lactantes.

O Dr. Carlos Heitor Pioli é médico e homeopata. Fonte:www.diaadiasaude.com.br

Como fazer o chá de espinheira santa

espinheira-cha

  • Coloque um litro de água fervente umas 5 folhas da erva espinheira santa para ferver
  • Desligue o fogo e abafar por 10 minutos

Pode também só ferver a água e despejar sobre as folha em uma caneca, abafar por uns 5 e tomar.

COMO BEBER:

  • Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Entenda a esofagite de refluxo

Doenças de refluxo, algumas vezes chamada de doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ou Esofagite de Refluxo, acontece quando o músculo no final do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago.

Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede sensível do esôfago, pode causar uma sensação de queimação. Azia e “ boca ácida ” são outros sintomas da doença de refluxo.

Contudo, muitas pessoas consideram essas sensações normais e não procuram ajuda médica.

Fonte: sitemedico.com.br- Consulte um médico para saber o tratamento adequado.

espinheira-cha1

Alimentação proibida

  • – Alimentos gordurosos e frituras em geral
  • – Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
  • – Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
  • – Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas)
  • – Frutas secas e cristalizadas
  • – Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache)
  • – Feijão e outras leguminosas
  • – Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
  • – Café, chá preto, mate e chocolate
  • – Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
  • – Bebidas alcoólicas e gasosas

Alimentos permitidos

  • – Leite, queijo fresco, ricota
  • – Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
  • – Sopas magras
  • – Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
  • – Ovos cozidos, ponches, quentes
  • – Verduras e legumes bem cozidos
  • – Frutas (exceto as mencionadas acima)
  • – Pães brancos, bolachas Maria, maisena e água e sal
  • – Arroz, macarrão simples
  • – Batata, mandioca, mandioquinha cozidos

Recomendação importante:

– Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

186 respostas para “Espinheira Santa no tratamento gástrico – Esofagite”

  1. Avatar de Vera
    Vera

    olá

    Foi-me diagnosticada rsofagite e gastrite, com presença da bactéria H. Pyloris.

    A minha médica aconselhou-me a não tomar antibiótico para eliminar a bactéria, pois refere que são muito agressivos para o estômago e nem sempre se consegue eliminá-la.

    Estou a tomar prelief depois das refeições e antes de dormir.

    Alguém tem a bactéria e não tomou antibiótico, ou tomou e não resultou?

    Também gostava de saber onde arranjar espinheira santa em Portugal, Cascais, Lisboa…

    Obrigada e Bom Ano

  2. Avatar de Meire

    Meu nome é Meire, tenho tido muitos nós ultimamente e portanto, pra variar, ataca a parte mais sensível, o estômago, como tbém a garganta e aparelho digestivo…

    Estou tomando Omeprazol pela manhã, noite e antes de dormir duas ranitidina, mas… nem td é perfeito, amenizou as dores, mas passar mesmo, não passou…

    Tenho chá de espinheira santa em casa e vou fazer o recomendado, mas o que eu gostaria mesmo de dizer é que estou com umas três folhas grossas de babosa(aloe e vera), na gaveta da geladeira e já tenho até a receita do suco que se faz para tomar, disseram que cura qualquer problema do aparelho digestivo, até mesmo se for câncer!

    Vou começar amanhã pela manhã. Disseram que vc deve tomar por 10 dias e parar 10 dias e assim por diante, até curar…e olha que disseram que cura mesmo!

    A receita consiste em tirar a parte de dentro da babosa, não a casca, somente a polpa, bater com maçã ou qualquer outra fruta (que não seja ácida) e tomar em jejum, após 20 minutos comer o que tem costume… a noite, repetir novamente… para cada polpa de uma folha de babosa, mais ou menos 1 litro de água e umas 4 maçãs. Essa mistura deve ser guardada na geladeira e tomada duas vezes ao dia. Se vc puder fazer o suco todo dia, melhor ainda, mais chance de progresso.

    Só tomar cuidado pra não consumir em excesso e nem fazer uso da tal babosa ornamental. A babosa correta é a que plantamos.

    Beijos e boa sorte!

    Fiquem sempre com Deus e uma Natal abençoado a todos!!!!

  3. Avatar de Danilo Santos
    Danilo Santos

    tenho 17 anos e sofro isso já faz um ano, estou tomando nexium e motilium a alguns meses.Meu gastro disse que pelo tempo que eu tomei, a melhora deveria ser mais significativa, fiz endoscopia 3 vezes e ph metria, pra saber o grau de gravidade, pelo jeito só operando que vou melhorar, mas no momento nao posso operar pq meu esofago nao funciona corretamente e a valvula que coloca na cirurgia só ia prejudicar no momento de eu me alimentar, bem enquanto isso vou seguindo a dieta e vamos ver mais pra frente no que dá, espero que eu e vcs todos que sofrem disso tenham uma melhora!!!!abraços

  4. Avatar de Adriana Gomes
    Adriana Gomes

    Sofro desse mal há 5 anos. Sempre em tratamento com omeprazol, pantocal de 40mg, nexius, motilium e tantos outros medicamentos, mas até hoje não obtive resultado satisfatório. Já fiz ph metria e esofago-manometria por duas vezes e não deu refluxo ácido, a vávula espinficer funciona normalmente. A pergunta é: De onde vem esse sintoma de refluxo?Já passei por 5 médicos e eles também não sabem explicar. Eles passam os remédios mas não faz nenhum efeito. Sendo que na biópsia do esôfago deu esogagite de refluxo crônica com erosão. Essa última dra, até muito atenciosa acha que eu tenho intolerância a algum medicamento. Minha cama é mais alta 15cm. Comecei hoje uma dieta para verificar se realmente é intolerância alimentar. Eu tive e ainda estou me recuperando de uma depressão por causa dessa enfermidade. Muito difícil viver sentindo dor 24 horas por dia. Ah!! também tomei espinheira santa, mas no meu caso não fez efeito pq eu também não me alimentava direito. Ter uma boa alimentação é fundamental para alívio dos sintomas. Não podemos desistir. Quem quiser se comunicar comigo meu e-mail é [email protected]

    Fique com Deus e não desista, nós vamos conseguir!!!

  5. Avatar de Valéria Velho
    Valéria Velho

    Li vários comentários, tenho tb a 1 ano alguns problemas descritos, o que mais sinto é na boca mesmo, e de vez enquando um pouco de azia, vi que muitos comentários se refere a esofagite, mais vale a pena pesquisar tb junto ao seu médico a "sindrome da boca ardente" pois é uma doença que dá mais em mulherer na faixa de 50 a 60 anos, na qual os sintomas são parecidos,e é uma doença que passa em torno de 6 a 7 anos.Fica uma dica para as mulheres que postaram e estão nessa faixa etária

  6. Avatar de zenaide
    zenaide

    oi gostaria de saber se isso tem cura vivo nervosa estou a tres semanas assim é horrivel o pior que boto um monte de coisa na minha cabeça penssando numa doença seria sinto leves enjoos e tontura também muito leve gostaria de saber se algum analgesico faz mal porque tenho enxaqueca e quando estou mesntruada ataca e tenho que tomar alguns analgesicos estou no momento tomando omeprazol estou me sentindo melhor mas tenho medo de ficar tendo que tomar isso o resto da vida e me privar das comidas que mas gosto de comer me mande conselhos por favor agradeço meu imail é [email protected]

  7. Avatar de RICARDO DOS SANTOS
    RICARDO DOS SANTOS

    BOA NOITE!!!

    GOSTARIA DE SABER C EU POSSO TOMAR O CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA, POIS TENHO GASTRITE FAZ UM BOM TEMPO JA, FUI AO MEDICO VARIAS VESES E ELE SEMPRE RECEITA REMEDIO E NADA RESOLVE.

    TENHO MUITA QUEIMAÇAO NA BARRIGA, MUITA AZIA MAL ESTAR..

    JA FIZ ENDOSCOPIA, TOMEI PILORYPAC E NADA RESOLVEU..AGRADEÇO

  8. Avatar de Márcia Mara -
    Márcia Mara –

    Tambem estou passando pelo mesmo problema,queimação como se tivesse tomado uma agua muito gelada,dor peito e em baixo da costela direita que irradia para direção do rim, estomago inchado,muitos gases, papilas da lingua aumentada pelo refluxo, irritação………

    Estou tomando Pilorypac Ibp e uma verdadeira bomba.

    obrigada pela dica sobre espinheira santa

  9. Avatar de itana
    itana

    oi tenho quaze tudo o q tem nessa pergunta grastrite e hernia esofagite erosiva tem cura?

    tou fazendo o tratamento.

  10. Avatar de Vera Lucia de O. Jor
    Vera Lucia de O. Jor

    Adorei a pág. lí todos os artigos. Achei ótima.

    Apenas gostaria de mais esclarecimento cientificos sobre outros sintomas de DRGE.

    Tosse noturna com engasgos são sintomas, não lí nada a respeito.

    Obrigada