As estrias surgem, tal como as celulites, de diversas formas. A principal, contudo, é a falta de cuidado com a pele.
Veja abaixo o que a causa e saiba como tratá-las se for “vítima” delas um dia.
Mudança de peso
Em pessoas que costumam engordar e emagrecer de forma descontrolada, as células não têm o tempo de se reconstituir e se adaptar à nova realidade do corpo e nem ao excesso de gordura. Assim as estrias aparecem nas regiões onde ela mais se acumula.
Crescimento acelerado
Durante a puberdade é comum que tenha a “fase do estica”. Ganha-se altura rapidamente, não dando tempo para o corpo se adaptar. Os órgãos crescem rápido, enquanto a pele não.
Variação hormonal
Quando, também na puberdade, o corpo se desenvolve, acaba por receber uma quantidade muito grande de hormônios. Isto, por levar mudanças intensas ao corpo, acaba por favorecer o aparecimento de estrias.
Excesso de atividade física
Quando a musculatura se desenvolve rapidamente, acaba por esticar demais a pele. Isto faz com que apareçam estrias, visto que as fibras não conseguem acompanhar o crescimento.
Gravidez
Com o aumento da barriga é comum que a pele não estique o suficiente. Isto favorece o aparecimento de estrias, já que o aumento do peso pode ser também associado.
Ressecamento
Com as fibras mais frágeis, o corpo acaba ficando vulnerável às estrias. Então deve-se, além de hidratar sempre, reduzir a temperatura da água durante o banho, pois uma vez que remove a camada protetora da pele, a deixa suscetível.
Tratamentos
Existem inúmeros tratamentos para a redução das estrias, mas não há nenhum definitivo. Então, se a prevenção já não lhe é tão útil, o mercado hoje disponibiliza o tratamento a laser, ácido, lipoaspiração e peeling.